Por que vale a pena investir em Diversidade, Equidade e Inclusão
Recentemente, o mercado foi surpreendido com um comunicado da Microsoft sobre a demissão da equipe que atuava para garantir diversidade, equidade e inclusão dentro da companhia. Em comunicado interno, um líder de equipe justificou que a política “não é mais crítica para os negócios”.
A decisão da Microsoft de extinguir a equipe de DEI acompanha medidas como a adotada pelo Zoom, que demitiu seu time de diversidade no começo deste ano, conforme a Bloomberg. O Google e a Meta também cortaram seus programas de diversidade em 2023, de acordo com a CNBC.
Os cortes que afetam o setor de tecnologia desde 2022 têm minado os departamentos de diversidade, equidade e inclusão. Contudo, não podemos generalizar para o mercado como um todo.
Um estudo da Deloitte que ouviu profissionais de 355 empresas entre 24 de julho e 2 de outubro de 2023 mostra que as metas de diversidade, equidade e inclusão adotadas por 87% das empresas participantes estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Um número significativo de empresas já está monitorando indicadores de DE&I, com os mais estabelecidos entre os participantes na área de Recursos Humanos. Dos respondentes:
- 70% afirmam ter adotado indicadores de DE&I até 2023;
- 77% relatam que esses indicadores fazem parte da estratégia ESG da organização.
Entre os indicadores mais adotados e acompanhados pelas empresas estão:
- Contratação de profissionais e lideranças pertencentes a grupos minorizados (85%);
- Profissionais envolvidos em frentes de diversidade, equidade e inclusão (62%).
O estudo “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023” também mostra que, para a maior parte das empresas que participaram da pesquisa, as iniciativas de DE&I promovem:
- Um ambiente mais acolhedor (96%);
- Melhoram a qualidade da força de trabalho (95%);
- Geram valor (94%).
Apesar destes resultados significativos, a pergunta que sempre vem à tona é: Programas de Diversidade, Equidade e Inclusão geram resultados? Devem fazer parte da estratégia de uma empresa?
Para responder esta pergunta, trago então um outro estudo realizado pela consultoria Bain & Company em parceria com a EcoVadis com cerca de 100 mil empresas no mundo, que comprova a correlação entre resultados ESG e desempenho financeiro.
De acordo com o levantamento, as atividades referentes às práticas de sustentabilidade, diversidade e satisfação dos colaboradores estão relacionadas à maior lucratividade financeira e ao crescimento das empresas privadas.
Um dos pontos em destaque é no quesito DE&I. As companhias que se classificam entre os 25% melhores de seu setor em diversidade de gênero na equipe executiva têm crescimento de receita anual de cerca de 2 pontos percentuais acima do grupo de organizações com menos executivas. O ganho em margem Ebitda é de 3 pontos percentuais maior, na mesma comparação. A diversidade amplia a visão de riscos e oportunidades, segundo o estudo.
Como estes estudos, há diversos outros que mostram como a pauta de Diversidade, Equidade e Inclusão é, sem dúvida, importante para a organização e propicia bem-estar, produtividade e inovação.
Ao mesmo tempo, para que os resultados sejam efetivos, é necessário que as ações sejam contínuas, consistentes, genuínas e façam parte da cultura da organização.
Em minha jornada de quase 20 anos de implantação de programas de diversidade e inclusão, posso dizer que há empresas sérias realizando investimentos com propósito, mas também aquelas que se utilizam da pauta para melhorar a imagem, sem investir efetivamente.
Os resultados deste pseudoinvestimento uma hora aparecem em sinistralidade, turnover, pesquisas de clima, entre outros indicadores.
Para obter resultados em Diversidade é preciso intencionalidade, atitude e consistência. Conte comigo na construção deste caminho em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Gostou do artigo?
Quer saber mais por que vale a pena investir em Diversidade, Equidade e Inclusão? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/
Confira também: A Construção da Equidade: Como a União de Forças Pode Transformar a Sociedade
Participe da Conversa