Preciso me recolocar no mercado…
Com o aumento do desemprego, a concorrência entre os candidatos ficou ainda mais acirrada e a tão esperada recolocação não chega na velocidade que você precisa, não é mesmo?!
Hoje não basta mais apenas enviar currículo. É preciso realizar um vasto mapeamento do mercado, das novas necessidades das empresas e das atribuições exigidas para o cargo desejado.
Use e abuse da internet para sua pesquisa, converse com outros profissionais, mantenha seu networking ativo!
Após este levantamento, analise o seu perfil profissional versus a necessidade do mercado, avalie quais competências deverá desenvolver ou aperfeiçoar para se tornar mais aderente e atrativo para o mercado.
Muitas vezes as pessoas se preocupam apenas com a quantidade de concorrentes, com as contas que não param de chegar, com o tempo que passa e o emprego que não chega, mas se esquecem de que a maior competição é consigo, na superação dos seus próprios obstáculos, no autoconhecimento, no seu desenvolvimento contínuo e também no seu marketing pessoal.
É preciso ser a sua melhor versão! E aparecer como a melhor opção na “prateleira do mercado”.
Confie no seu potencial, venda soluções para as empresas e não apenas status de cargos e coleções de certificados.
Seja você o seu melhor produto!
Crie estratégias, se posicione como o candidato que irá fazer a diferença. Prepare seu currículo, descreva de forma clara e visual suas experiências.
Use e abuse do Linkedin ele é a sua vitrine profissional, atualize seu currículo e deixe-o alinhado com seu perfil no Linkedin, se conecte com profissionais que valorizam os mesmos princípios que você, siga as empresas do seu interesse, recrutadores e profissionais da sua área, mantenha sua vitrine ativa, se relacione na rede, leia artigos edificantes, comente, compartilhe sua opinião, escreva artigos relacionados ao seu conhecimento e objetivo profissional, pois desta forma você será lembrado, estará vivo na rede de relacionamento profissional.
Então feito isso, não se limite ao Linkedin e o envio de currículo nos sites de recolocação.
Relacione as empresas nas quais gostaria de trabalhar e preencha seu currículo diretamente no site da empresa escolhida.
Participe de grupos de divulgação de vagas, no WhatsApp e em redes sociais. Estes grupos, assim como a sua rede de relacionamento, são parceiros-chave nesta busca.
Ao conquistar uma oportunidade de entrevista, vá preparado! Pesquise melhor sobre a empresa e as necessidades em relação a esta oportunidade, demonstre seu interesse e competência aderente aos requisitos. Esclareça suas dúvidas, afinal a contratação deve ser boa para a empresa e para o candidato.
E não menos importante, mantenha o foco, a fé é a determinação. Fazendo a sua parte em breve sua recolocação chegará!
Ao se recolocar no mercado, não se desligue da sua rede de contatos, e das pessoas que lhe ajudaram, multiplique as gentilezas faça pelo outro o que um dia já fizeram por você, ou o que você gostaria que fizessem.
Superar desafios é muito bom! Melhor ainda é quando podemos ajudar as pessoas a crescem conosco. Evolua e leve uma multidão contigo.
Desejo um ótimo e próspero ano para todos.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Gestão da Carreira, como realizar?
Participe da Conversa