fbpx

Presença digital como prioridade: o “novo normal” para as empresas

Se antes da pandemia a presença digital era vista como importante, mas não tanto assim por alguns negócios, esta visão mudou nos últimos meses.

Presença digital

Presença digital como prioridade: o “novo normal” para as empresas

Se antes da pandemia a presença digital era vista como importante, mas não tanto assim por alguns negócios, esta visão mudou nos últimos meses. Especialmente para as empresas com atuação 100% física, que sofreram (e continuam agonizando) diante da queda no faturamento do dia para a noite.

Enquanto as pessoas começam a se adaptar a mudanças em hábitos de consumo, alimentação, trabalho, saúde e relacionamento, para as organizações o “novo normal” será o digital. E isso está claro nos resultados da pesquisa “Panorama PMEs: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”.

De acordo com o levantamento, 77,9% das empresas ouvidas disseram que “meus canais de relacionamento serão primariamente digitais”. E, ainda mais expressivos, são esses dados: 85,6% concordam que “Marketing de Conteúdo será mais representativo na minha estratégia”.

Infelizmente, muitos negócios ainda tinham resistência ao digital. Como se ainda vivessem numa era analógica. Há tempos o mercado e o público já vinham sinalizando sobre a importância dessa digitalização. Para as empresas que sobreviveram à crise, e ainda estão offline, é preciso correr.

Por onde começar? Pelo início, ou seja, pelo planejamento. Antes de qualquer coisa. E isso envolve como será feito esse processo de digitalização, os profissionais envolvidos, os custos de implementação, a escolha dos canais, a definição das personas e os tipos de conteúdo a serem produzidos.

É provável que, a partir de agora, termos como site, blog, e-commerce, redes sociais, mídia paga, produção de conteúdo, SEO, infoprodutos, CPC e métricas, entre outros, façam parte, enfim, do vocabulário de todo empreendedor.

Você conhece nossos cursos online, didáticos e práticos? Acesse:
Redes sociais | Facebook | Instagram | LinkedIn

Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br

Confira também: Blog: o bom e velho que ainda funciona no Marketing Digital

 

Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa