Presença digital como prioridade: o “novo normal” para as empresas
Se antes da pandemia a presença digital era vista como importante, mas não tanto assim por alguns negócios, esta visão mudou nos últimos meses. Especialmente para as empresas com atuação 100% física, que sofreram (e continuam agonizando) diante da queda no faturamento do dia para a noite.
Enquanto as pessoas começam a se adaptar a mudanças em hábitos de consumo, alimentação, trabalho, saúde e relacionamento, para as organizações o “novo normal” será o digital. E isso está claro nos resultados da pesquisa “Panorama PMEs: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”.
De acordo com o levantamento, 77,9% das empresas ouvidas disseram que “meus canais de relacionamento serão primariamente digitais”. E, ainda mais expressivos, são esses dados: 85,6% concordam que “Marketing de Conteúdo será mais representativo na minha estratégia”.
Infelizmente, muitos negócios ainda tinham resistência ao digital. Como se ainda vivessem numa era analógica. Há tempos o mercado e o público já vinham sinalizando sobre a importância dessa digitalização. Para as empresas que sobreviveram à crise, e ainda estão offline, é preciso correr.
Por onde começar? Pelo início, ou seja, pelo planejamento. Antes de qualquer coisa. E isso envolve como será feito esse processo de digitalização, os profissionais envolvidos, os custos de implementação, a escolha dos canais, a definição das personas e os tipos de conteúdo a serem produzidos.
É provável que, a partir de agora, termos como site, blog, e-commerce, redes sociais, mídia paga, produção de conteúdo, SEO, infoprodutos, CPC e métricas, entre outros, façam parte, enfim, do vocabulário de todo empreendedor.
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Almir Rizzatto
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