Principais Tendências de RH: O que esperar em 2024?
Neste período do ano, muitas empresas iniciam seus planejamentos estratégicos. Se você atua nas áreas de Recursos Humanos, pode também mergulhar no negócio para seu alinhamento de ações.
Uma pergunta essencial, antes de pensar nos direcionais, é avaliar o quanto de valor, hoje, sua área, gera para o negócio? Sem valor percebido, então não há engajamento.
Ouvir seus clientes internos é fundamental e construir em conjunto com o negócio. Para onde a organização irá direcionar seus esforços é um pilar fundamental.
Por outro lado, muitas pesquisas apontam os principais pontos de atenção dos times de pessoas.
A Gartner, recentemente, divulgou as prioridades para muitas empresas:
- Desenvolvimento de lideranças;
- Cultura organizacional;
- Tecnologia de gestão de pessoas;
- Gestão da mudança;
- Gestão de carreira e mobilidade interna.
Há pelos menos 3 anos, a Gartner aponta que o desenvolvimento das lideranças é prioridade para as áreas de RH. Parece nada de novo. Mas o ponto aqui é: quais as competências e contexto que estas lideranças precisam de desenvolvimento?
A Harvard Business Review aponta que o estilo de liderança de um gestor é responsável por 30% da lucratividade da empresa. E se 70% do nível de engajamento dos times é atribuído a qualidade da liderança então, mais do que nunca, a liderança precisa de capacitação.
Ao ouvir os envolvidos líderes, mais de 70% relatam não se sentir preparados para liderar estas mudanças. Então temos uma grande oportunidade de gerar valor no negócio.
O RH precisa ser mais estratégico e apoiar na virada do ponteiro do negócio. Se através de dados, construirmos programas eficazes, seremos mais protagonistas e parceiros.
Para que isso seja possível, entendo que você precise refletir em 3 frentes para seu planejamento estratégico: relevância, experiência e soluções.
Relevância
O quanto de fato temos voz na mesa de decisões? Hoje precisamos atuar como protagonistas e não como área consequência, ou seja, executar apenas as decisões que outros tomaram. De que maneira, os seus projetos para 2024 criam relevância?
Experiência
Precisamos criar a coletividade da cultura e fortalecimento dela, mas criarmos experiências personalizadas aos colaboradores. Este empoderamento é fundamental. Como criamos estes embaixadores dos valores na prática alinhados aos projetos e resultados?
Soluções
Quais serão os projetos, indicadores que apoiaremos as áreas a entregar mais eficiência e colaboração? Fazemos parte da solução ou do problema?
A sacada aqui é: desenvolva a sua liderança. É uma grande oportunidade de escalar este olhar humanizado.
Sem valor percebido, não há engajamento. Que possamos ser mais estratégicos, sem esquecer da base que são as pessoas.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as Principais Tendências de RH em 2024? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
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