fbpx

Prisão sem grades

Quantos de nós em várias ocasiões entramos em uma prisão sem grades e acreditamos que não podemos sair dela. Somos nós que nos colocamos nesse lugar. Mas como encontrar apoio nesses momentos de crise?

Prisão Mental: A prisão sem grades que prejudica a Saúde Mental. Como encontrar apoio nesses momentos de crise?

Prisão Mental: A prisão sem grades que prejudica a Saúde Mental

Estamos no mês da Saúde Mental e nada melhor do que falar sobre como cuidar dela.

Para iniciar trazemos um resumo sobre o que é Saúde Mental a luz da OMS.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros.”

Podemos dizer que a saúde mental precisa ser cuidada desde criança. Os pais, os responsáveis, os professores e a sociedade como um todo precisam dar sua contribuição.

Imagina uma pessoa que ao longo da sua infância escuta em várias ocasiões que ela é burra, preguiçosa, ruim, que não sabe fazer nada, que é desatenta. Quais serão os possíveis traumas que ela levará para vida?

E aí quando inicia sua vida adulta e vai para o ambiente de trabalho encontra pessoas que têm tolerância zero. Pessoas altamente competitivas, capazes de passar por cima de tudo e de todos para chegar aonde deseja. É ingrediente poderoso para prejudicar ainda mais a saúde mental do outro.

O que acontece ao longo da infância é que as crianças escutam histórias que lhes contam para educar, que eles vão absorvendo e acreditando que é verdade a ponto de basear a sua vida em cima dessas histórias e não veem mais nada na frente, exceto aquilo que lhe falaram muitas e muitas vezes. É de uma profunda tristeza.

Estou acompanhando uma série coreana, chamada Amanhã na qual mostram as pessoas que vão se deteriorando, dia após dia, de forma a sentir que sua vida não tem mais sentido, chegando ao suicídio.

E vejam que interessante: existe uma divindade que administra um grupo de pessoas. Umas são os ceifadores, aquelas que só estão esperando a pessoa cometer suicídio, sendo este um número de participantes enorme. E um outro de apenas três pessoas que passam seus dias procurando ajudar as pessoas, prestes a cometer suicídio, a reverter esse quadro, medido pelo nível de saúde mental de cada um. Quando mais ela está no vermelho, menos será possibilidade de ela viver.

Os três participantes do grupo que posso chamar de reconciliação, procurar ajudar a pessoa a ver quantas coisas importantes ela fez, qual a contribuição dela na vida de outras pessoas. Uma delas tem poderes para ajudar, porém um deles é um rapaz que está em coma por um acidente. Com muita dificuldade ele começa a perceber a importância do seu trabalho mesmo que ele não tenha poderes sobrenaturais. Isso porque ele tem dentro de si, três valores humanos universais: a empatia, o conforto e o suporte. Não que os outros não tenham, mas ele só pode contar com esses valores para ajudar a salvar pessoas que estão prestes a cometer suicídio.

Quantos de nós em várias ocasiões entramos em uma prisão sem grade e acreditamos que não podemos sair dela. Somos nós que nos colocamos nesse lugar e acreditamos que o outro está certo. Isso porque, muitas vezes, estamos sozinhos e ninguém nos ajuda por acreditarem que estamos sendo fracos. 

Assim como podemos tirar alguém do buraco, somos capazes de enterrar as pessoas cada vez mais fundo, principalmente se elas não pensam como nós.

A pessoa que está neste lugar fica como a imagem a seguir. Ela acredita de tal forma que está em um lugar seguro, que dessa forma esquece de ver que está se enterrando. Mesmo quando alguém mostra que a porta está aberta.

Prisão Mental: A prisão sem grades que prejudica a Saúde Mental. Como encontrar apoio nesses momentos de crise?
Crédito de Imagem: Quadrinhos Utópicos

Para podermos ressignificar o que sentimos e o lugar em que nos colocamos. Precisamos ver que é possível sim, que podemos ser diferentes, que não precisamos acreditar em tudo que nos falam. Precisamos questionar nossos próprios pensamentos e sentimentos.

É preciso entender que ninguém tem poder sobre você, a não ser que você deixe sua sombra ou outra pessoa assumir o lugar que é seu.

Adiante a conversa da divindade com líder do grupo de riscos.

– Dizem que algumas pessoas nesses momentos de crise encontram uma oportunidade.

– Por que as pessoas escolhem morrer quando algumas palavras são tudo que as convencem da vontade de viver?

– Mostre para eles que são as palavras e o peso que elas carregam que salvam as pessoas não os seus poderes. 

Conforto, Empatia e Suporte são coisas difíceis de se encontrar, mas você sabe que não está sozinho. 

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre prisão mental, a prisão sem grades que prejudica sua saúde mental e como encontrar apoio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.

Um grande abraço,

Wania Moraes
http://www.waniamoraes.com.br/

Confira também: A Empatia e as Formas de Expressão

 

Wania Moraes Troyano possui MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos com sólida carreira corporativa em empresas multinacionais e em cargos de gestão e assessoria executiva. Foco em Desenvolvimento Humano, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta, Coach em Resiliência, Profissional, Vida e Executivo, Neurocoaching, mentora e supervisora para líderes e coaches, com mais de 1000 horas em processos de Coaching. Facilitadora de Grupos. Especialista nos assessments de Estilos de Liderança e Resiliência. Palestrante e Facilitadora de Grupos. Facilitadora em Barras de Access – Expansão da Consciência. Co-autora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Capítulo Quantos Antes Melhor! Programa Mulheres Poderosas, na alltv.com.br, todas as terças-feiras, 15h00 às 16h00. Voluntária em programas de Jovens Aprendizes.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa