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Problemas de comunicação?

Segundo pesquisas, muitas organizações sofrem, na maioria dos casos, com problemas relacionados à comunicação e que, involuntariamente, refletem no bom andamento dos negócios, comportamento das pessoas, perdas de tempo, desorganização e prejuízos dos mais diversos.

Muitas organizações, segundo pesquisas sobre os problemas mais comuns do dia a dia, sofrem na maioria dos casos, com problemas relacionados à comunicação. Além disso, grande maioria dos problemas identificados, culminam em outros que involuntariamente refletem no bom andamento dos negócios, comportamento das pessoas, perdas de tempo, desorganização e prejuízos dos mais diversos.

O pior é quando o problema surge e não há nenhum culpado. Jorram desculpas e acusações de que alguém não foi claro, que disse outra coisa, além do comum: “não tive tempo” e tantas outras que se iniciam com a frase: sabe o que é? E na sequência, aquela justificativa esfarrapada.

Em nossa empresa mesmo, embora pequena e de comunicação também, surgem problemas dessa natureza.

Por este motivo, comecei a observar e a pesquisar as causas mais comuns desses problemas e agora, compartilho com você.

As causas mais comuns:

  • Interpretação: uma pessoa diz uma coisa e a outra entende tudo diferente.
  • Irresponsabilidade: Em outras palavras, a falta de responsabilidade pelos seus compromissos e até pelos seus eventuais erros.
  • Mal humor, impaciência ou estresse em excesso: Dificilmente pessoas com tal temperamento são ouvidas ou levadas a sério.
  • Prolixidade: Há pessoas que falam demais e não são claras em seus pedidos ou ordens.
  • Falta de atenção: Desnecessário explicar.
  • Ausência de feedbacks: Os problemas persistem por falta de correção.
  • Forma e conteúdo: Por vezes, o conteúdo é claro e correto, mas a forma é agressiva ou inadequada. O contrário é também verdadeiro, dificuldades de quem fala.
  • Ambiente com conflitos: Ambiente no qual as pessoas não se respeitam e até prejudicam colegas com alguma intenção.
  • Excesso de “chefes”: É comum se ouvir o ditado “cachorro que tem dois donos, morre de fome”, pois um sempre acha que o outro o alimentou.
  • Falta de controle e acompanhamento do que foi solicitado ou combinado, normalmente, por deficiência na gestão.
  • E tantos outros oriundos de antipatias pessoais, esquecimento, irresponsabilidade, inexperiência ou gente “desligada” mesmo.

De duas uma: o problema pode persistir ou algo poderá ser feito a respeito.

Se a resposta for sim, algo deve ser feito, a fim de melhorar nosso clima de trabalho e estancar os prejuízos causados por esses problemas, sugiro alguns procedimentos que poderão não acabar, mas, sem dúvida nenhuma, reduzir esses problemas:

  • Para os líderes, adote o procedimento de anotar o que foi solicitado e peça à outra pessoa que assine esse documento. É bem provável que dará dez vezes mais atenção quando há um documento registrando o pedido. Além de um ambiente agradável com as pessoas felizes e as portas abertas para que as eventuais dúvidas possam ser sanadas.
  • Estabeleça um plano de ação por etapas e cobre uma das etapas no tempo pré-estabelecido.
  • Crie um ambiente de comprometimento, no qual cada um deve responder pelos seus atos e realizar o seu trabalho, deixando um canal aberto para resolver algum problema, caso surja, pense como dono, ou seja, assuma a postura de quem pensa grande, entendendo seu papel profissional e dando o seu melhor. Empenhe-se, esforce-se e mostre competência para a empresa que te acolheu e que neste momento, está pagando o seu salário.

Por último, uma reflexão, qual é a pergunta que posso fazer para ter a evidência de que, de fato, a outra pessoa entendeu exatamente o que eu queria dizer?

Se eu perguntar “você entendeu?” ou “alguma dúvida?” ou “está claro?”, será que terei essa certeza?

– Resposta: Não!

A pergunta a ser feita é:

– O que você entendeu do que eu disse?

Aí, ao repetir, vou ter a certeza e, se for o caso, corrigir algum mal-entendido. Com certeza, o mundo seria melhor se as pessoas adotassem o hábito de fazer essa pergunta e ouvir a resposta.

Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 39 anos de história formou mais de 130.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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