Imagino que nunca aconteceu de sentir-se perdido, mesmo diante de tantas atividades a realizar. O corpo ou a mente é que pausa a execução?
Temos tantos desejos e queremos realizar muitas coisas, mas se a mente não estiver clara e alinhada com o que precisar ser feito no dia, você pode sofrer com paradas e incertezas do que, como e por quê fazer algo.
O método que Paula Rizzo, autora do livro “Listomania: Organizando Pensamentos” é organizar os pensamentos por meio de lista. Abaixo descrevo o passo a passo dela:
- Apenas escreva – Escreva o que vier à mente. Se por acaso você estiver planejando fazer uma viagem, escreva tudo o que pensa em fazer na viagem, todos os itens que achar necessários.
- Organize sua lista – Com uma lista cheia de ideias, agora é o momento de organizá-las. Você pode fazer isso dividindo sua lista em grupos como “higiene pessoal” e “documentos”.
- Priorize – Uma lista cheia de ideias perde o objetivo, então é preciso definir o que realmente é imprescindível. Em cada grupo dividido, analise se precisa realizar recortes de itens.
- Reescreva – Em outras palavras, revise sua lista. Passe a limpo.
- Repita – Para realizar suas tarefas, faça quantas listas julgar necessárias. Se porventura você não conseguir cumprir todas as tarefas em um dia, crie uma nova lista para o dia seguinte.
Pode parecer tão simples e que não causará tanto impacto, mas existem tantos benefícios em escrever ou digitar nossas tarefas como:
- Manter a reflexão e organização da atividade;
- Aumentar a eficácia do seu dia;
- Você pode ter mais assertividade e evitar possíveis erros;
- Administrar bem o tempo de realização;
- Diminuir o nível de ansiedade e estresse;
- Evitar sobrecargas.
Se esse método ainda não faz parte da sua vida, vale a pena experimentar e aproveitar a singularidade que resultará na sua vida pessoal e profissional.
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa