Publicar na internet um material sem técnicas de SEO faz empresas e profissionais desperdiçarem uma grande visibilidade. E, consequentemente, perdem visitas, oportunidades de gerar leads e vendas. A grande questão é que quem gosta de escrever, muitas vezes, acredita que seu texto ficará ruim com SEO.
A rejeição vem de longa data. A expressão “meu passado me condena” cabe perfeitamente neste caso. E há quem desconhece os benefícios ao produzir conteúdo de tal forma.
Antes de avançarmos por aqui, vale definir o que é o tal de SEO. Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas para aplicar em textos publicados na internet, para que esses materiais ganhem bom posicionamento orgânico nos buscadores. Ou seja, o objetivo é que o conteúdo apareça em destaque no Google quando alguém pesquisar por determinada expressão (que deverá constar no material). E tudo isso a custo zero para o produtor do conteúdo.
Só que antigamente, quando a inteligência artificial dos buscadores não era tão avançada, muitos conseguiam chegar ao topo do Google, por exemplo, com conteúdos ruins. Isso porque bastava escrever um texto repetindo muito a palavra-chave principal para se destacar. Imagine uma matéria ou um artigo de 300 palavras com um termo sendo usado 50 vezes. Obviamente, a qualidade de um material assim não tem como ser boa.
SEO não é mais como antigamente
Mas a coisa evoluiu. Os buscadores perceberam que estavam “premiando” conteúdos ruins e, hoje, quem ainda usa essa estratégia de repetição exagerada de palavra-chave é punido. Ou seja, não ocupa as primeiras posições. Há até uma regra que indica uma porcentagem máxima (de 2% a 3%) da repetição. Resumindo: num texto de 300 palavras, você não pode usar a palavra-chave mais do que 9 vezes.
O Google e as outras ferramentas conseguem perceber, através de várias métricas, se um material é bom ou não. O tempo de permanência, por exemplo, é outro forte indicativo. Afinal, tendemos a ficar numa página ou matéria apenas quando algo nos agrada. E isso é muito relevante para os buscadores, que sempre querem entregar o que há de melhor para seus usuários.
A ignorância sobre as técnicas de SEO
A resistência com o assunto é justamente devido à falta de conhecimento. Muitos ainda acreditam que se faz SEO como antigamente. Ou seja, que será preciso sujar o conteúdo com muitas repetições de palavras. Outros alegam que o texto ficará “duro”, não terá uma leitura natural. Enfim, as justificativas são várias, mas todas elas não são válidas.
Quando se aprende as técnicas de SEO, muitas vezes, percebemos que o texto fica melhor escrito desta forma. Isso porque há uma série de requisitos que precisam ser cumpridos para atender às exigências dos buscadores, inclusive com a objetividade, o tamanho das frases e dos parágrafos, os intertítulos, entre outras. E, muitas vezes, não temos essa preocupação quando fazemos um material sem SEO.
Benefícios com o SEO
O que vale destacar é que aplicar as técnicas de SEO traz vantagens dos dois lados: buscadores e marcas/escritores. Quando elaboramos um material que vai ao encontro do que as pessoas estão buscando, o Google entrega nosso texto a esses interessados. E isso é sensacional para nós! A maior vitrine digital do mundo pode exibir e distribuir nossos conteúdos e a custo zero. As consequências disso são mais pageviews, cliques, pessoas impactadas, audiência, autoridade, parcerias, vendas…
O objetivo é que o seu material fique eternamente em destaque no Google. Daqui a um ou dois anos, ele pode ter mais acessos do que hoje. Caso contrário, se você não aplicar o SEO, aquele material que você teve tanto trabalho para fazer ficará escondido, inacessível, num buraco na internet. Até porque você não facilitou o trabalho dos buscadores. Cá entre nós, um desperdício…
Se você gosta de escrever e ainda tem resistência ao SEO, comece a mudar sua mentalidade. Isso não é uma modinha que passará daqui a pouco. Ou você se adapta e se torna um produtor de conteúdo digital ou pode resgatar sua máquina de escrever.
Almir Rizzatto
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