“A felicidade é quando o que você pensa, o que você diz
e o que você faz estão em harmonia”.
(Gandhi)
Escolhi essa frase para iniciar o artigo de hoje inspirada numa conversa que eu tive essa semana com uma empresária do segmento de alimentação natural. Foi realmente uma conversa empolgante, entusiasmada. Ela compartilhou comigo a sua trajetória na descoberta do seu propósito profissional. Atuando como gerente de uma média empresa há seis anos, ela não se sentia satisfeita. Mesmo gostando muito do seu trabalho, da sua equipe e da empresa ela sentia que algo estava faltando.
Durante muitos anos alimentou a vontade de empreender o seu próprio negócio. Inicialmente pensou em abrir uma loja de sapatos, mas logo desistiu da ideia. O verdadeiro impulso para o seu negócio, nasceu de um desejo e uma necessidade. Ela sempre gostou de alimentar-se com comida natural, mas não conseguia encontrar um local onde pudesse comprar alimentos naturais e também almoçar ou fazer um lanche.
Foi assim, que nasceu a sua paixão por alimentos funcionais. Durante 12 meses ela estudou tudo sobre o setor, visitou lojas, fornecedores, fez cursos sobre o assunto, participou de feiras. Sua paixão pelo negócio foi crescendo, assim como o seu conhecimento sobre o assunto. Foi então que em dezembro de 2013 ela inaugurou a sua tão sonhada loja de produtos naturais. Uma loja realmente aconchegante, bem iluminada, com uma vitrine de doces e salgados apetitosos. Sempre tem novidades na loja, novos produtos sem glúten, sem lactose, chás importados com aroma indescritível. Sem falar no atendimento, você sempre é recebido com um sorriso no rosto.
Ao conversar com ela, não pude deixar de perceber o brilho no olhar ao falar sobre o empreendimento. Um brilho de alguém que conquistou o seu poder pessoal, alguém que buscou pelo seu sonho, alguém que descobriu o seu propósito. Por enquanto ela continua cumprindo dupla jornada. Durante o dia como gerente na empresa onde é funcionária e á noite como empresária. Seu horário para dormir é sempre após as 23h30. Deita na cama e sente-se exausta. Mas, ela mesma afirma que é uma exaustão de satisfação e realização. Afinal, todo o seu esforço e dedicação agora tem um propósito bem definido: melhorar a vida das pessoas através da alimentação natural.
Para ela não existe motivação maior do que atender bem um cliente, explicar sobre os alimentos, falar sobre saúde e qualidade de vida. É gratificante encontrar pessoas que colocam energia para fazer a diferença.
Espero que este artigo, querido leitor, estimule você a encontrar o seu propósito. Se ainda não encontrou, vá em frente! Sempre há tempo para mudanças!
Excelente semana!
Participe da Conversa