Quais tendências de mercado, redefinirão o Coaching Executivo no futuro?
Hoje em dia, ter o apoio de um(a) coach executivo(a) para desenvolver sua carreira profissional a progredir faz todo o sentido no mercado e diferentemente dos anos 90, quando os processos de Coaching foram usados como recursos para mudanças e não como ferramenta de correção de rotas ou de comportamentos vistos como inadequados.
No entanto, quando olho para o futuro, vejo nitidamente que o Coaching Executivo pode assumir uma nova forma, através dos ambientes digitais ou ainda pela demanda de foco cada vez mais forte no estado mental ou no aspecto psicológico de nossas carreiras.
À medida que a indústria de Coaching Executivo continua a crescer, como temos testemunhado nos últimos cinco anos, o mesmo está acontecendo com um sem-número de maneiras pelas quais a modalidade mudará em um futuro não tão distante.
Há três anos (2018), eu me lembro de ter lido um artigo do Forbes Coaches Council que indicava a opinião de um grupo de Coaches sobre as várias maneiras pelas quais eles esperavam que o Coaching Executivo evoluísse nos próximos cinco a 10 anos e as principais tendências para ficar de olho neste mercado.
Ao resgatar este artigo, eu procuro, a partir das afirmações de 15 diferentes Coaches, analisar qual o momento na indústria de Coaching.
1. Brad Federman, da F&H Solutions Group
Ele afirmou que os(as) Coaches se diferenciariam no futuro conectando-se por meio de plataformas, fato que experimentamos de forma acelerada durante o período da pandemia da COVID-19.
2. Rose Cartolari, da Rose Cartolari Consulting
Ela comentou sobre a intersecção de habilidades da indústria em geral e a metodologia de Coaching que a seu ver pelo menos em Coaching de Negócios e Executivo, teremos mais Coaches com forte experiência no setor de atuação de seus clientes.
“À medida que os líderes enfrentam uma pressão crescente para entregar resultados a curto prazo e criar futuros empolgantes a longo prazo, ao mesmo tempo em que desenvolvem líderes, eles próprios precisarão de Coaches e consultores que possam ajudá-los a refletir profundamente sobre essa gama de questões complexas. Neste caso, tenho minhas dúvidas, mas é algo a observarmos nos próximos anos.”
3. Barbara OMalley, da Exec Advance, LLC
Ela, por sua vez, defende que a possibilidade aumentada da regulamentação da atividade, poderá definir diferentes tipos de Coaching ao longo dos anos.
“A indústria de Coaching atualmente não é regulamentada, o que significa que qualquer pessoa pode se chamar de coach. De Coaching de Carreira a Coaching de Vida e Coaching Executivo, o treinamento padronizado exigido e as credenciais que são dadas aos Coaches, depois de um rigoroso processo, por instituições como a ICF-International Coaching Federation e a EMCC-European Mentoring and Coaching Council entre outras, provavelmente se tornarão a norma.”
4. Jim Vaselopulos, da Rafti Advisors, Inc
Ele afirmou que o Coaching ultrapassará a consultoria e segundo ele, pode levar dez anos, mas o coaching começará a ganhar popularidade em relação à consultoria. Sua posição, pode soar otimista demais, mas eu tendo a concordar, uma vez que temos experimentado já em nossos dias, um certo envelhecimento demográfico que exigirá uma vasta transferência de sabedoria institucional, industrial e profissional.
5. Loren Margolis, da Training & Leadership Success, LLC
Ela comenta que o diferencial dos Coaches executivos de sucesso dos demais nos próximos anos é a capacidade de demonstrar resultados mensuráveis. Clientes experientes escolherão apenas organizações de coaching executivo que possam demonstrar claramente como ajudaram seus Coachees a mover a agulha. Entrevistas pré e pós 360, feedback estruturado e outras ferramentas serão utilizadas para quantificar e qualificar os resultados. Aqui deixo um alerta, para os colegas Coaches, sobre a importância de treinamentos e preparação específica para acompanhar as tendências de mercado.
6. Laura DeCarlo, da Career Directors International
Ela cita a maior aceitação do Coaching pelos executivos, pois não é incomum que indústrias surjam e tenham um longo período de aceitação pelo público. O Coaching Executivo é uma daquelas arenas onde, frequentemente, apenas aqueles que enfrentam desafios reconhecem seu valor. Concordo que nos próximos 5 a 10 anos, veremos o Coaching se tornar um foco necessário entre os executivos que respeitam o ROI (Return on Investment) e desejam acelerar suas carreiras.
7. Ken Gosnell, CEO Experience
Ele acrescenta que a experiência em coaching ganhará destaque, e comenta que em sua opinião a experiência é o melhor professor. Ele nota que as pessoas desejam aprender em um formato que seja memorável e divertido, o pensamento inovador e as novas informações serão impulsionados pela individualização executiva, com base, na experiência de que o executivo precisa para atingir novos padrões de ação.
8. Laura Belsten, CEO da Partnership
Ela tem posicionamento forte em relação ao maior foco na psicologia positiva; segundo Laura, os Coaches executivos usarão os princípios científicos da psicologia positiva para apoiar seus clientes a criarem locais de trabalho mais positivos, produtivos e lucrativos além de aplicarem esses princípios em suas próprias vidas.
Depois de alguns anos, desde a publicação deste artigo em 2018, tenho visto cada vez mais Coaches, buscando conhecer a psicologia positiva.
9. Kathy Bernhard, da KFB Leadership Solutions
Muito já foi escrito sobre como o futuro do trabalho se concentrará em inteligência artificial, robótica, aprendizado de máquina, etc. Alguns descrevem um futuro onde a maior parte do trabalho ainda feito por seres humanos exigirá fortes habilidades interpessoais e inteligência emocional. Uma vez que as organizações valorizarão essas habilidades, é muito provável que o Coaching Executivo esteja em alta demanda e se concentre ainda mais nesses tipos de habilidades do que hoje. Portanto, nitidamente, o foco será em habilidades interpessoais.
10. Shoma Chatterjee, da ghSMART
Com muita frequência, ouvimos e lemos sobre a afirmação de que, fazer perguntas perspicazes para apoiar as pessoas a atingirem seus objetivos sempre será fundamental para um bom processo de Coaching. No entanto, é insuficiente. Veremos mais operadores com profunda experiência no setor ou em liderança atuando como Coaches. A demanda por Coaches continuará a aumentar, já que eles estão mais bem posicionados para ajudar os líderes a olhar para os vários cantos das organizações. Assim ela explica o que significa Conteúdo acima do processo.
11. Hayward Suggs, da Commonquest Consulting
Coube a ele discutir sobre relacionamentos, resultados e recompensas. Com muita propriedade, ele observa que:
“Os clientes procurarão Coaches com sabedoria prática que possam rapidamente usar como arma contra suas preocupações mais urgentes. Os prazos para o sucesso e os ganhos esperados serão mais curtos. A demanda por percepções vigorosas e estratégias comprovadas, ancoradas por relacionamentos, resultados e recompensas aumentará. A capacidade de um Coach de construir relacionamentos mutuamente responsáveis rapidamente será fundamental para seu sucesso.”
12. Neeta Bhushan, do Global GRIT Institute
Ela afirma que trabalhar com um Coach será a norma e comenta que:
“Por causa de programas como “Bilhões”, a necessidade e o desejo por Coaching aumentaram enormemente. A ideia de que alguém pode ajudá-lo a construir músculos na academia agora está relacionada a alguém que treina um executivo de alto escalão por meio de decisões essenciais enquanto gerencia o estresse. Isso sim é um grande progresso. Quem não gostaria de menos estresse e mais produtividade em suas vidas?”
13. Erin Urban, da UPPSolutions, LLC
A tendência comentada por Erin foi a Digitalização de Coaching.
Segundo Urban, à medida que nossa cultura muda, também mudam os métodos de entrega dos Coaches à clientela. Os dias de Coaching pessoal/presencial estão diminuindo. Webinars, treinamento online e métodos de entrega de Coaching digital para clientes se tornarão a norma. Os profissionais vão querer processos de Coaching que seja facilmente acessível e se encaixe em sua programação. Esteja preparado para diversificar a fim de permanecer valioso e relevante.
Veja caro(a) leitor(a) o que aconteceu desde março de 2020 com o advento da pandemia! Não só na atividade de Coaching, vimos como para muitos, foi difícil a adaptação ao ambiente virtual.
14.Jared Lafitte, da Lafitte Coaching
A especialização assumirá o controle. Naquele momento ele afirmava:
“Acredito que os Coaches serão contratados para mais nichos de trabalho à medida que a indústria do Coaching se tornar mais integrada à vida corporativa e profissional. Dizer que você é um “Coach executivo” provavelmente levará a perguntas como: “Qual especialidade?” muito mais do que agora.”
15. Amy Douglas, Spark Coaching, LLC
Coaching Executivo não apenas para a elite, foi a provocação feita por ela, devido ao aumento de Coaches certificados, o ROI (Return on Investment) aprimorado que resulta da combinação de Coaching com treinamento de liderança e a normalização das taxas de Coaching devido a uma mudança de oferta e demanda no mercado, segundo Amy o Coaching se tornará mais comumente usado. O coaching não será mais visto como algo que está disponível apenas no nível executivo.
Eu, particularmente concordo, e confirmo com muito entusiasmo que no Brasil, esse fato é realidade, e as empresas com consolidada cultura de desenvolvimento, propiciam processos de Coaching para seus colaboradores independentemente do nível hierárquico, e experimentam resultados fantásticos a partir dessa decisão.
E você, caro leitor e estimada leitora, o que pensa sobre as tendências do Coaching no futuro?
Deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em responder.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Coaching Executivo e o Futuro do Coaching? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
João Luiz Pasqual
Coach MCC/ICF, Coach Mentor Certificado e
Accredited Coaching Supervisor
https://www.intervisionclub.com.br/
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