Qual é a sua marca profissional?
A marca que cada profissional cria ao longo do tempo e transmite para o mercado é reforçada por suas características e personalidade.
Como cada profissional irá se posicionar no mercado irá depender não só da sua formação, mas também das experiências vividas, das crenças, dos valores que cada um tem e principalmente das suas relações com outras pessoas.
Os relacionamentos geram conexões, afinidades, criam reputações boas ou ruins…
Com o passar do tempo, o profissional vai criando a sua marca. Uma marca é o conjunto de experiência, memórias, histórias e relacionamentos.
Essa marca está envolvida também com a linguagem e tom de voz para cada público em momentos distintos da sua jornada, e isso acontece de forma natural!
Conhecer o mercado, o negócio, os clientes, as necessidades de cada público, não é essencial apenas para os negócios, esses itens são fundamentais também para o profissional gerir melhor sua carreira e sua marca pessoal.
Na prática poucas pessoas pensam em sua marca pessoal, os profissionais lutam por algo a mais, como aumento salarial, promoção, reconhecimento… E muitas vezes se frustram pois as competências técnicas não são suficientes.
Com isso se acomodam, desistem de investir na sua trajetória profissional. E aquela marca construída até então, de um profissional forte, competente, determinado, passa a ficar abalada…
A jornada é sinuosa, e a marca que você deixa no mercado também não é estática, porém sua essência essa sim perpetua.
É através dessa essência que você segue sua jornada.
Em cada estágio da carreira, o profissional se adapta, abandona as atividades que não são mais apropriadas para aquele momento, muda de emprego, de profissão, muda sua postura, realiza novos cursos, conquista novas alianças, mas tudo o que já conquistou e vivenciou em estágios anteriores ficam armazenados em sua história.
Desenvolver e aperfeiçoar habilidades técnicas e comportamentais é uma exigência de mercado! Mas desenvolver uma marca forte com proposta de valor reconhecida pelo mercado e que faça sentido com a sua essência é fundamental para trilhar uma carreira de sucesso!
Uma marca pessoal é a sua qualidade, seu diferencial, uma marca forte e clara é vital para o sucesso.
Mesmo que não tenha criado a sua marca de forma estratégica e intencional, você têm uma marca que as pessoas veem e reconhecem.
A maneira como se apresenta, como se comunica, como age e reage fica registrada na lembrança das pessoas.
Marcas reforçam a credibilidade e a integridade. Não queira ser e agir de forma contrária com seus valores, seja autêntico e honesto consigo.
Construa sua marca ao longo da sua jornada e aperfeiçoe diariamente sem neuras, com muita leveza e responsabilidade.
Seja sempre a sua melhor versão!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como desenvolver uma marca forte, com proposta de valor reconhecida pelo mercado e que faça sentido com a sua essência? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Nenhum negócio faz sentido sem as pessoas!
Participe da Conversa