Nos momentos de nervoso e ansiedade a resposta automática que ouvimos é “Você precisa meditar”. Mas afinal, como a meditação pode ser boa na sua vida?
Entenda que meditação não vai resolver os seus problemas e acalmar do dia para a noite, no entanto, se considerá-la com um hábito diário, pode impactar definitivamente em seu estado de consciência e ânimo para lidar com as dificuldades.
Meditação é uma prática de atenção ao processo de pensamento e consciência. Durante o dia a mente tem muitas distrações e perturbações impedindo de focar nos padrões de pensamento e comportamento. Escolher meditar é direcionar sua atenção, você sairá do papel de executor e passará a ser observador de si por alguns minutos.
Os benefícios são:
- Relaxamento;
- Diminui a intensidade da ansiedade e nervosismo;
- Diminui tensão muscular e dores de cabeça;
- Eleva a autoconfiança;
- Aumenta a produção de serotonina (humor);
- Autoconhecimento.
De acordo com o pesquisador Richard Davidson, existem várias classificações meditativas, mas ele separa junto com sua equipe as práticas em três grupos:
* Meditação Atencional:
A prática está focada no desenvolvimento de observar o processo mental e emocional gerado por um evento, tornando você mais consciente das atitudes geradas e o que desencadeou o comportamento. Nesse caso, mindfulness é a prática recomendada por proporcionar atenção e ancoragem.
* Meditação Construtiva:
Diferente da abordagem acima, essa está focada em se concentrar em alterar os conteúdos emocionais e de pensamento do evento. Na prática busca-se a visualização do desenvolvimento em tornar o comportamento e habilidades mais saudáveis para os relacionamentos e alcance de objetivos.
* Meditação Desconstrutiva:
O foco dessa prática é a reflexão do pensamento e comportamento em si. Questionamentos sobre o padrão e diálogos internos facilita o processo de lucidez, permitindo melhorar muito as experiências cotidianas.
Depois de ler cada tipo, penso que você pode ter considerado, como eu, que as três são importantes e se completam, mas lembre-se que meditação é atenção, foco, sendo assim, alterne e siga praticando os tipos de meditação de acordo com as suas necessidades.
Dicas para começar:
- Encontre um lugar tranquilo e sem distrações;
- Permita-se ficar em silêncio ou com uma música relaxante;
- Marque um tempo: dez minutos de início pode ser um tempo razoável para estar focado na sua consciência;
- Talvez com os olhos fechados fique mais concentrado, mas se quiser mantê-los abertos, tudo bem;
- Escolha algum elemento para direcionar sua atenção, o mais usual é a respiração;
- Você vai melhorar com a prática, então: Repita, repita, repita…
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa