O mundo atual da Nutrição é completamente diferente do que era há dez anos. Os tempos mudaram e as necessidades dos nossos clientes também.
Antigamente toda a gente procurava o “milagre antigordura” e o Nutricionista tinha apenas um único papel: o de ajudar na mudança alimentar do paciente de forma que este perdesse peso e se sentisse bem consigo mesmo.
Hoje em dia não é bem assim, os clientes são muito mais exigentes e nós temos de nos adaptar a isso.
Hoje não interessa só que o cliente perca peso, mas também que consigamos ajudar a ultrapassar outros obstáculos, muitas vezes emocionais…
A mudança alimentar é um processo comportamental e aqui entra o Coaching.
É cada vez mais frequente o investimento noutras abordagens para complementar a nossa profissão.
Existem cada vez mais colegas que usam abordagens holísticas e fora do convencional.
Por essa razão, você não deve ficar para trás!
Vou explicar dois motivos pelos quais o Coaching deve ser incluído nas suas consultas de Nutrição.
A mudança alimentar é sobretudo comportamental!
A mudança de um plano alimentar exige uma mudança de comportamento do seu paciente.
E se ele não estiver comprometido com isso, o processo de emagrecimento pode não dar resultados.
Além de você ser Nutricionista, pode sim desempenhar o papel de Coach.
Ser Coach não é mais do que ajudar o cliente a transformar o seu comportamento para atingir o sucesso. E esse comportamento vai ser transformado com consciência, reflexão e motivação.
Esta metodologia aborda estes conceitos e ajuda o cliente a analisar os seus comportamentos, a ter maior autocontrole nos seus pensamentos e a perceber o porquê de agir de determinado modo.
No fundo, você vai trabalhar com o seu cliente técnicas de autoconhecimento para que ele consiga ter maior Sucesso no seu processo de emagrecimento.
Se conseguir trabalhar a sua consulta com este objetivo você vai empreender e fazer diferente.
Com esta abordagem associada à sua consulta de Nutrição conseguirá ainda saber…
- Quais são as motivações dos seus clientes;
- O que faz os seus clientes desistirem do processo de mudança;
- O que é que pode motivar o seu cliente quando está mais desmotivado.
A resposta a estas questões é o seu cliente que vai descobrir através da metodologia de Coaching, da análise que faz de si mesmo e dos seus comportamentos.
No momento em que estas questões estiverem respondidas e resolvidas, os seus pacientes vão conseguir levar a cabo todo o trabalho para atingirem o sucesso. E consequentemente você também será reconhecida por isso!!
Não se esqueça disto: você tem o PODER de mudar comportamentos.
Engloba estas abordagens nas suas consultas e terás resultados completamente diferentes.
Você tem que arriscar, investir, inovar e empreender. Só assim conseguirá destacar-se num mercado altamente competitivo. Não queira ficar para trás!
Boas consultas!
Joana Carvalho Costa
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