Foi motivado pela chamada “banalização” o que tem ocorrido no mundo do Coaching no Brasil, e pelo momento que vivemos em nosso país, que decidi escrever sobre a Revisão de Conduta Ética (RCE) que acontece na ICF.
Meu primeiro desejo é de contribuir para a educação do mercado contratante dos serviços de Coaching e também informar os Coaches Profissionais do mercado que são associados à ICF ou que pretendem se associar.
A Revisão de Conduta Ética (RCE), portanto, é um processo pelo qual um membro da Federação Internacional de Coaching (ICF) ou Coach credenciado da ICF é acionado por um painel de colegas que fazem parte do Conselho, para determinar se houve uma violação do Código de Ética da ICF ou um ato de conduta inadequada.
Uau! Isso não parece assustador? Alguém pode apresentar uma queixa contra você como Coach da ICF? Bem, sim, tecnicamente, alguém pode registrar uma queixa.
Mas relaxe, se você está executando sua atividade de Coaching de acordo com práticas éticas sólidas, a probabilidade de isso acontecer é pequena.
Como começa o processo de apresentação de uma reclamação?
Uma queixa contra um membro é enviada a ICF (comitedeetica@icfbrasil.org).
Após a entrada inicial da queixa por um associado da ICF ou pessoa que tenha tido alguma experiência que considere uma quebra da ética por parte de um Coach associado ou credenciado da ICF, o Comitê de Ética faz uma análise das evidências apresentadas e determina se poderia haver uma violação do Código de Ética da ICF.
Se o caso for considerado como uma violação potencial, o Coach em questão será contatado para que dependendo do caso apresente sua defesa. Normalmente os casos surgem de erros no uso da marca da ICF ou inadequação de linguagem ou material de marketing, que após a orientação correta por parte do Comitê se corrigem.
Na impossibilidade de uma solução no Brasil, o Comitê de Ética local, recorre à equipe de investigação da ICF Global, para onde são então encaminhadas as evidências, e que serão revisadas por um grupo diferente de voluntários associados ao Conselho, para uma de revisão final, e para determinar se ocorreu uma violação e se alguma ação corretiva ou sanção é apropriada. O relatório final também é revisado por um advogado. Neste ponto, o Coach infrator é notificado da determinação Comitê. No pior dos casos, a associação e/ou a credencial do Coach podem ser revogadas.
Qual é o objetivo do processo RCE?
Mais do que tudo, o Comitê se esforça para tornar o processo de revisão uma experiência de aprendizado para o Coach. Certamente, essa não é a melhor maneira de se descobrir as melhores práticas para o treinamento ético. O Coach Profissional comprometido estará familiarizado com todos os padrões do Código e buscará regularmente maneiras de entender e aplicar os princípios do Código no seu negócio de Coaching. Fazer isso antes de se envolver no processo RCE é melhor do que depois.
Qual a sua responsabilidade como Coach da ICF?
Na revisão de 2015 do Código de Ética da ICF, existe um compromisso para que o Coach da ICF tome as medidas adequadas quando uma possível violação se tornar aparente. Isso vale para Coaches, Coaches Mentores e Coaches formadores. Isso significa que você deve fazer algo sobre isso e não ignorar o problema ou esperar que outra pessoa cuide dele. A ação apropriada pode assumir várias formas. Você pode decidir por um dos seguintes procedimentos:
- Entre em contato com o associado da ICF expressando diretamente suas preocupações;
- Entre em contato com o Comitê de Ética no Brasil (comitedeetica@icfbrasil.org);
- Entre em contato direto com a ICF Ethics Assist Line (ethics@coachfederation.org ou + 1-859-219-3580).
Assim o meu convite, é que você associado ou não da ICF, ao testemunhar um desalinhamento ou inadequação de um Coach Associado ou Credenciado pela ICF, exerça a sua cidadania e registre uma queixa, para que possamos ter uma atividade de Coaching, correta, justa e acima de tudo Ética em nosso país.
Bibliografia
Código de Ética da ICF em www.icfbrasil.org
Participe da Conversa