“Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração” (Thomas Edison)
Uma vez ouvi uma metáfora sobre a expressão do “pulo do gato” que compartilho com vocês.
Havia uma disputa entre um tigre e um gato sobre o território. O tigre era sagaz por querer pegar o gato, mas sempre que havia a oportunidade o gato dava seus pulos extraordinários e conseguia deixar o tigre à deriva e frustrado.
Certo dia, o tigre cansado das suas falsas tentativas em caçar o gato, fez um contrato com ele, disse que pagaria para que o gato lhe ensinasse todos os pulos necessários, afinal, desejava ser muito bom em pulos.
Passou um tempo de treinamento, o gato ensinou-o muitos pulos e com a frequência sendo praticada, o tigre quitou o pagamento com o gato e teve a certeza de que agora é a hora de caçar.
Enquanto o gato contava o dinheiro, o tigre deu um pulo para pegá-lo, ao sentir a ameaça, o gato logo deu um mega pulo e foi parar em cima da árvore. O tigre indignado esbravejou, esse pulo você não me ensinou?! E o gato lhe respondeu: “Esse é o pulo do Gato”.
Essa metáfora faz pensar que todos temos um “pulo do gato”, que pode ser um método. Ao ter um método para realizar, planejar e conduzir metas e comportamentos, tudo se torna administrável e até mesmo simples com o decorrer da experiência.
Considerando também que esse “pulo do gato” faz jus a talento e às habilidades que adquirimos de acordo com nossas aptidões, por mais que ensinemos, ainda assim, parte da conjectura do outro em realizar o mesmo de acordo com o seu “modus operandi”.
Meu método em relação à condução de uma vida idealizada, é o alinhamento do meu propósito pessoal e profissional, com a minha visão de futuro, sendo alicerçada por valores morais importantes que conduz uma relação útil e prestativa com o meu meio. Após o alinhamento, fica evidente quais são os passos que preciso executar para que o “sonho” se torne uma realidade.
E você, qual é o seu pulo do gato?
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa