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Qual o segredo dos grandes pensadores?

O que torna os grandes pensadores pessoas diferenciadas, qual o segredo deles? Como eles ajudam pessoas e organizações a encontrar seu caminho e propósito?

Qual o segredo dos grandes pensadores?

Qual o segredo dos grandes pensadores?

Tenho observado há anos o segredo que torna os grandes pensadores de nossa atualidade pessoas diferenciadas, como por exemplo: Peter Drucker, Jim Collins, Tony Robbins e tantos outros. Eles sabem fazer perguntas mágicas que fazem não só eles mesmos refletirem, mas também todos os seus seguidores.

O que eles aprenderam para saber fazer perguntas mágicas?

Três disciplinas são importantes para aprender a fazer perguntas que mexem com todos nós e nos leva à significância.

A primeira delas é a Fenomenologia, ou seja, o estudo dos fenômenos que causam todas as mudanças na vida, nos negócios e em todas as atividades.

A segunda que temos que aprender, é a Maiêutica, que é a arte de fazer perguntas. E a terceira é a Hermenêutica, que é a arte de interpretar.

Essas três disciplinas, nos ajudam a entender o mito dos grandes pensadores fazem como sistema de levar organizações e pessoas ao sucesso, pois aprender a observar, escutar e entender o que está por trás de todas as necessidades humanas, isso desde Maslow.

Lendo o livro “O que as Escolas de Negócios não Ensinam”, de José Salibi Neto & Sandro Magaldi, editora Alta Books, 2019, p. 39-42, nos mostram exatamente porque esses grandes pensadores usam as perguntas para ajudar pessoas e organizações encontrarem seu caminho e propósito.

Eles compartilharam conosco como esses pensadores usam as perguntas, assim segue um fragmento desse ensinamento:

“No universo dos negócios, Drucker, que é considerado o equivalente a Einstein entre as empresas, dizia que seu ponto mais forte era ser ignorante em relação a uma organização ou a prática de negócios e, assim, sentir-se livre para fazer algumas perguntas. Ele tinha, além disso, cinco perguntas essenciais:

  • Qual é a sua missão?
  • Quem é o seu cliente?
  • O que seu cliente valoriza?
  • Quais são seus resultados?
  • Qual é o seu plano?”

Outro grande pensador Jim Collins, tem uma técnica importante para escrever seus livros, que venderam mais de 10 milhões de exemplares. A cada pergunta mágica que fazia ou que alguém fazia para ele, então escreve um livro. Por exemplo: “O que empresas verdadeiramente excepcionais, cuja idade média é 100 anos, fazem diferente das outras?” Ele escreveu o livro Feitas para Durar.

Outras: “Como empresas medianas podem alcançar a grandiosidade longevas?” Ele escreveu Empresas Feitas para Vencer, respondendo a essa pergunta.

“Por que algumas empresas vencem na incerteza e no caos, e outras não?” Ele escreveu Vencedoras por Opção, respondendo a esta pergunta.

Collins ainda tem um conjunto de perguntas básicas que usa para ajudar pessoas e organizações a seguir no processo de crescimento, de mudança e propósito:

  1. Queremos criar uma empresa de nível 5 e de fato estamos dispostos a nos engajar nisso?
  2. Temos as pessoas certas no lugares certos?
  3. Quais são os fatos brutais que são reveladores para toda a empresa?
  4. Se nossa empresa desaparecer, quem sentirá sua falta? Ela deixou sua marca?
  5. Qual é a marca de 20 milhas (32 quilômetros) de cada um de nós?
  6. Onde vamos fazer apostas criativas?
  7. Qual é a nossa meta ousada dos próximos 15 a 25 anos?
  8. Sobre quais valores essenciais e sobre qual propósito duradouro construiremos nossa cultura nos próximos 100 anos?
  9. O que nos mata? Será que apresentamos algum sinal de um dos 5 estágios de declínio? Como vamos nos proteger?
  10. O que devemos deixar de fazer?
  11. Como você pode aumentar o seu retorno sobre a sorte, aproveitando as ocasiões em que esta aparecer?
  12. Somos uma equipe de liderança nível 5 e estamos criando uma cultura de nível 5? ‘Na vida, teremos sorte e azar. Então, a questão não é a sorte em si, mas saber aproveitá-la. Bill Gates, por exemplo, não era o único a conhecer a linguagem da computação, mas soube aproveitá-la.

Tony Robbins, um grande coach americano, domina essa arte de fazer perguntas, ele usa 4 perguntas que ele chama de gigantes:

  • Quem é você?
  • É um artista? Um produtor habilidoso?
  • É um gestor, um líder?
  • Ou é um empreendedor?

Os autores do livro citado, também tem suas perguntas de estimação:

  • Salibi: Como tornar empresas e profissionais mais felizes?
  • Magaldi: Como fazer as pessoas desenvolverem todo seu potencial em um ambiente em transformação?

Bem, neste pequeno artigo podemos refletir sobre qual é a nossa pergunta mágica. Aquela que devemos fazer todos os dias, quando levantamos e quando vamos dormir.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o segredo dos grandes pensadores? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

Confira também: Acreditar em si mesmo: Por que você precisa começar a fazer isso HOJE?

 

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
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