Um homem de negócios estava passando suas férias em uma pequena vila de pescadores. Depois de receber um telefonema que o deixou estressado ele saiu do hotel e foi para a praia esfriar a cabeça. Foi aí que observou um pescador voltando do mar em um pequeno barco com uma quantidade pequena de peixes frescos.
O homem de negócios chegou um pouco mais perto e ficou fascinado com a beleza dos peixes. Então ele deu os parabéns ao pescador e perguntou quanto tempo levou para ele pegar aqueles peixes.
“Só um tempinho”, respondeu o pescador.
“Porque você não ficou mais tempo e pegou mais peixes?”, perguntou o homem de negócios.
“Eu peguei peixe suficiente para mim, minha família e até mesmo para dar um pouco para os meus amigos”, ele disse.
“Mas o que você faz com o resto de seu tempo?”, indagou o negociante.
O pescador sorriu e respondeu com um tom calmo e relaxado: “Eu durmo até tarde, brinco com meus filhos, tiro uma soneca à tarde, e à noitinha eu dou uma caminhada na praia com minha esposa, bebo uma cervejinha, e toco violão com meus amigos. Eu tenho uma vida muito gostosa!”
O homem de negócios riu e deu alguns conselhos ao pescador: “Olha, eu tenho um MBA de uma universidade de muito prestígio nos Estados Unidos e vou lhe ensinar um pouco sobre negócios. O que você deve fazer é passar mais tempo pescando e vender o peixe que você não consumir. Com o dinheiro extra que você vai ganhar você pode comprar um barco maior e empregar algumas pessoas para lhe ajudar. Logo você terá dinheiro suficiente para comprar vários barcos e eventualmente montar uma empresa.”
Ele continuou. “Olha, uma vez que sua empresa tenha crescido, você começa a exportar seu peixe. Aí você começa a vender direto ao consumidor, sem intermediário, controlando o produto, o processamento e a distribuição. Aí você se muda para Nova Iorque e emprega os melhores gerentes do mundo para lhe ajudar a crescer o seu negócio.”
O pescador aí respondeu: “Mas senhor, quanto tempo vai levar isso tudo?”
O homem de negócios formado respondeu: “Quinze a vinte anos. Vinte cinco no máximo.”
“E depois, o que faço senhor?” perguntou o pescador.
O homem de negócios sorriu e respondeu: “Aí é que vem a grande recompensa! Na hora certa você vende as ações de sua empresa ao público e torna-se muito, muito rico, com milhões de dólares em seu nome.
O pescador ainda não tinha entendido bem o propósito de tudo aquilo: “Milhões de dólares? E o que eu faria com todo esse dinheiro?”
E o negociante respondeu “Você se muda para uma pequena vila de pescadores no litoral, dorme até mais tarde, brinca com seus filhos, ou melhor, com seus netos. Tira uma soneca à tarde, e à noitinha vai dar uma caminhada na praia com sua esposa onde você pode beber uma cervejinha e tocar violão com seus amigos….”
“Mas não é isso que eu faço hoje Senhor?” Respondeu o pescador olhando fixamente para aquele belo mar.
Moral da história: nem todo mundo tem os mesmos desejos e o conceito de “sucesso” é muito relativo. Hoje eu quis começar o artigo com esta história, para ilustrar que, se você aí está pensando em montar um negócio, antes mesmo de desenhar o modelo de negócios, sugiro que você pense em algo ainda mais importante: o propósito de você montar este negócio.
Atualmente empreender está na moda, falar de sucesso está na moda, desejar ser milionário está na moda. Mas se tem uma coisa que nós aprendemos ao trabalhar com o Coaching é: cada pessoa é única e diferente. Tem desejos diferentes, histórias diferentes e formas diferentes de ver o mundo. Por isso, as definições de sucesso também serão diferentes. Tem gente que quer estar numa pequena vila de pescadores no litoral, mas com milhões na conta, e tem gente que quer apenas estar numa pequena vila de pescadores no litoral.
E por que pensar no seu propósito é importante? Porque de nada adianta você desenhar o seu modelo de negócios super bem estruturado, se você não está conectado com o que você quer de verdade. Se você monta um negócio apenas para ir na onda do empreendedorismo e dos milhões na conta, mas lá no fundo não é o seu propósito de vida, seu negócio estará fadado ao fracasso. Você provavelmente vai se deparar com uma grande procrastinação e autossabotagem lá na frente.
Então aqui vão algumas dicas práticas para você descobrir o seu propósito:
- Se tempo e dinheiro não fossem um problema, o que você estaria fazendo da sua vida?
- Quando você pensa em “sucesso”, o que você se imagina fazendo?
- O que você gosta na sua vida atual, que você não gostaria de mudar nem de abrir mão?
- Você está disposto a pagar o “preço” do sucesso? Imaginar sua nova rotina lhe agrada? O que você teria que começar a fazer e o que você teria que parar de fazer?
- Seu trabalho lhe dá prazer, ou você quer empreender apenas pela questão financeira?
- Quais são as suas metas para a terceira idade? Como você se imagina quando for idoso? Você acha que está no caminho certo para atingir isso?
Estas perguntas vão lhe ajudar a descobrir se você tem propósito no seu trabalho. Se montar um novo negócio é o que você realmente quer, ou é apenas aquilo que você acha que quer, seja por influência alheia ou pressão da vida.
Quando você estiver certo disso, e disposto a trabalhar com afinco e disciplina para fazer acontecer, conseguindo superar os desafios, como a autossabotagem, aí sim é hora de pensar a fundo no seu negócio. E nessa hora quais são os próximos passos? É você desenhar o seu modelo de negócios, escrever seu planejamento e sua estratégia de marketing. Pensar no seu funil de vendas, e como você vai deixá-lo bem estruturado. Além disso, é importante você pensar em montar um negócio que se adeque aos tempos atuais (sua empresa estará presente atuante na Internet e nas redes sociais?). E por último, aconselho você pensar no que eu chamo de “Efeito Wow”, ou seja: o que você vai fazer para entregar a mais para o seu cliente? O que você vai fazer para seu cliente pensar: “Wow, vou voltar a comprar aqui com certeza!”. Por isso é que é importante você conhecer o seu cliente profundamente.
Neste sentido, você sabe qual é a tarefa mais importante de um empreendedor, logo após a definição do modelo de negócios? É fazer pesquisa de mercado para conhecer seu público-alvo. Quais são as dores e frustrações do seu cliente, principalmente aquelas que seu produto ou serviço vão solucionar? O que seu cliente espera de você? E o que ele não espera, mas que você pode fazer para surpreendê-lo? O que ele deseja? Você entrega o que ele deseja? O que ele perde se deixar de comprar com você e comprar com o concorrente?
Se você souber as respostas de todas essas perguntas, com certeza você estará no caminho certo!
Um forte abraço e BOAS REALIZAÇÕES!
Paula Quaiser
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