Qual tipo de empreendedor você é?
Quando uma empresa deseja contratar um profissional ela abre um processo e lista uma série de requisitos para preencher aquela vaga de forma satisfatória. Pensando de uma forma simples e prática, quando um investidor resolve colocar seu dinheiro em uma startup ele faz exatamente a mesma coisa. É o que chamamos de tese de investimento. Nela você define em que estágio o negócio precisa estar, checa quem são as pessoas por trás e por aí vai.
Geralmente, as pessoas com mais resultados e performance são as mais premiadas e elogiadas, mas, no entanto, e apesar disso, eu prefiro trabalhar e me relacionar com as mais confiáveis. Claro que se tiver altos resultados e com alta confiança, é a combinação perfeita, mas eu até aceito o baixo/médio resultado desde que seja de alta confiança.
E a minha justificativa para tal afirmação é simples, pessoas não confiáveis com alta performance geralmente são tóxicas, não são humildes, não são empáticas e não sabem conviver em um grupo diverso. Além disso, odeio ser “refém” de gente assim. O mundo das startups trouxe não apenas o compartilhamento de serviços e ideias, mas também a possibilidade de cada um escolher onde e com quem deseja trabalhar. E essa reflexão é totalmente válida, afinal, desenvolver bons relacionamentos são premissas básicas para realizar bons negócios.
Dentro deste contexto, cabe a pergunta: que tipo de empreendedor você é? Prepotente ou disposto a aprender e evoluir? Bem-intencionado ou prefere não perder a chance de fazer um negócio, custe o que custar? O resultado só aparece quando as pessoas certas fazem a diferença.
No ranking Global de Unicórnios, o Brasil está bem posicionado e já na frente de países como Israel, Singapura, Canadá e Hong Kong. Não tenho dúvidas que em 2020 esse número será ainda bem maior com as startups: Resultados Digitais, Creditas, Dr. Consulta, CargoX, entre outras que serão empresas Unicórnios no Brasil. Não tenho a menor dúvida de que essas startups, por exemplo, escolheram as pessoas certas.
E como identificar o momento e, principalmente, fazer as escolhas certas? Para quem já empreende ou para quem quer empreender no Brasil, a minha dica é assistir ao programa Anjo Investidor, ele foi feito para você que busca respostas e novos caminhos.
São 13 episódios, um semanal, sendo que você pode acompanhar às quartas-feiras no Prime Time da TV aberta REDE TV e no Digital (on-line) pelos canais da Rede JOVEM PAN.
João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/
Confira também: O mentor, a startup e o sucesso
Participe da Conversa