Alguma vez você já teve a impressão de alguém estar mentindo pra você? Provavelmente sim. E o contrário? Já tentou contar uma mentira e o seu receptor ficou desconfiado? É provável também. O que acontece é que conseguimos mentir com as palavras, mas não com o nosso corpo. A comunicação não verbal é, talvez, mais importante do que a fala. Psicólogos e Coaches conseguem identificar pontos obscuros, até mesmo desconhecidos de seus clientes, através da linguagem corporal.
Você já assistiu o seriado “Lie to me”? Um especialista consegue identificar culpados através de micro expressões. No caso trata-se de um trabalho de ficção científica, mas que tem um cunho de realidade, já que Paul Ekman – considerado um dos 100 mais notáveis psicólogos do século XX e pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais – foi consultor científico do seriado.
As micro expressões nem sempre são fáceis de serem identificadas pois ocorrem em uma fração de segundo. Isto acontece quando uma pessoa consciente ou inconscientemente esconde um sentimento. Porém para quem tem um olho treinado para isso pode perceber facilmente a mentira ou a omissão de um determinado fato.
Embora as micro expressões não sejam tão fáceis de serem identificadas por qualquer pessoa, nós deixamos sinais corporais muito claros quando estamos mentindo. É algo que sai da nossa capacidade de controle, a não ser que você seja uma atriz ou um ator. O corpo muitas vezes mostra sinais que indicam o que você está pensando ou sentindo sem que você perceba. É que o sistema límbico, responsável pelos sentimentos, envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos sem nos darmos conta.
São os olhos que dizem uma coisa quando a boca diz outra, a sobrancelha que também rebate o que as palavras dizem, um sorriso de canto de boca ou um punho cerrado que contradiz a fala, etc. Na área da neurologia, as pesquisas demonstram que os movimentos oculares parecem estar associados a diferentes partes ativadoras do cérebro. Na Programação Neolinguística (PNL) estes movimentos são chamados Pistas de Acesso Visuais.
Quando a pessoa está olhando para cima e à esquerda, ela está criando uma imagem de algo que não aconteceu. Quando está olhando para cima e à direita, ela está recordando algo que aconteceu. Olhar para o lado e à esquerda, está criando um som que nunca ouviu antes. Para o lado e à direita, está recordando de um som já conhecido. Olhar para baixo e à esquerda, está procurando sentir algo quando foca numa emoção interna. Para baixo e à direita, está ouvindo sua voz interior. Estes movimentos padrões são observados em pessoas destras com organização neurológica normal.
O estudo sobre a linguagem corporal é amplo. Para quem não o conhece, o melhor que tem a fazer é procurar falar com sinceridade sempre. Olhe nos olhos. Não tenha medo de se expressar e mostrar sua essência. Uma mentira, por menor que seja, é sempre uma mentira. E às vezes pequenas mentiras podem destruir grandes sonhos, inclusive os seus. Pense nisso!
Participe da Conversa