Quando Sua Opinião prejudica a comunicação com as pessoas?
Vivenciamos um momento em que tudo é questão de expressarmos a nossa opinião. Então aqui fica a pergunta que cabe em todas as situações: Qual é o meu limite para opinar no ambiente em que estou?
O ano de 2022 foi o ano em que o relacionamento entre as pessoas foi desgastado por inúmeras questões possíveis, principalmente no âmbito político. As pessoas queriam defender a respectiva escolha por um ou outro lado. O fato é que a resposta do certo e do errado não existe quando se há divergências de ideias. Desta maneira, força um ou o outro a ceder em relação ao tema discutido.
E volto a perguntar: qual é esse limite de ceder para não prejudicar a comunicação ou o relacionamento entre as pessoas?
Eu afirmo, em meus treinamentos de oratória, palestras, convenções ou encontros empresariais, que o primeiro passo é entendermos qual é a nossa importância em relação àquele público em que estamos presentes.
O segundo ponto é avaliarmos as pessoas pelo que elas estão nos oferecendo e não pelo que estão defendendo. Porque quando interpretamos a mensagem do emissor, não podemos julgar sem analisar o que é verídico ou contraditório ao que acreditamos.
As pessoas tendem a usar o conhecimento intelectual para argumentar. E, com essa atitude, pode gerar um descontentamento devido ao ouvinte pensar que o orador quer se sobressair em comparação ao que a outra pessoa entende sobre o tema em questão.
O nosso público é sensível quanto receber uma quantidade excessiva de informações.
Quando o orador não se coloca na posição do ouvinte, evita pensar com a cabeça desse interlocutor. Deixa de ouvir as palavras pronunciadas, condiciona a formação da sua mensagem em um debate interminável com a respectiva opinião sendo a verdade e sem mudança ou adequação da mensagem transmitida.
A comunicação assertiva é aceitar o diferente, as contradições. É entender as pessoas, valorizar o próximo pela sua essência oferecida no período de convivência e evitar avaliar um ou outro comentário ou ato específico. Porque nos dias atuais tudo muda de maneira instantânea e, consequentemente, dessas mudanças aprendemos, nos desenvolvemos e fortalecemos a nossa mente para o melhor de tudo e todos.
Então, o meu desejo para 2023 é que as pessoas usem as palavras para ampliar os negócios, estreitar laços e amizades, para que as pessoas juntas tenham em mente que conseguirão mais do que sozinhas e, a comunicação é ferramenta para que tudo isso ocorra e no fim, todos ganham!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre quando a opinião formada prejudica a comunicação com as pessoas e o limite para opinar sem que isso aconteça? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Será que a Timidez é um Problema para Crescer na Carreira?
Participe da Conversa