Olá caro leitor! Já pensou que muitas pessoas não conseguem tirar suas metas do pensamento para o papel? Que procrastinam até o último momento? Que talvez saibam o que querem, mas não quando querem?
Desejamos, pedimos e ansiamos muito por alcançar uma meta, mas nem sempre estipulamos o prazo de cumprimento. A Lei de Parkinson diz “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”, dessa forma o tempo que você designa para a efetivação da sua meta é determinante para entender quando terá os seus resultados. Não procrastine e sabote as comemorações de sua vida, comece a partir de hoje ser Líder de Si.
Talvez, investimos muita energia pensando em como fazer, do que praticamente realizando as tarefas. Não estou dizendo que não é importante pensar sobre a meta, é um passo importante, mas não gaste toda a sua energia nessa etapa. Enquanto alguns pensam em encontrar a forma perfeita de alçancar, outros estão agindo, podem acertar e errar no caminho, porém estão no caminho. Quero te convidar a escrever a sua meta conforme lê esse artigo e se sentir confortavél para compartilhar ficarei feliz em ler!
Vamos iniciar com a pergunta: O que você pode fazer nos próximos 5 meses que fará de 2015 um ano diferente?
Primeiro passo é definir a meta. Se a minha é emagrecer de forma saudável, eu preciso planejar quanto eu quero perder e até quando e então decido: 10 kg em cinco meses. Quanto mais específica essa informação for, eu consigo lidar com as próximas atividades a serem feitas e prever alguns incidentes que podem ocorrer no meio do caminho.
O próximo passo é descrever quais são as atividades mais importantes para alcançar e quais serão os pontos de mensuração.
O que eu preciso fazer para emagrecer de forma saudável?
- Ser acompanhada por um endocrinologista;
- Ser acompanhada por uma nutróloga;
- Fazer uma avaliação física e levantar quais exercícios eu posso praticar de forma a contribuir com a queima de calorias e fortalecimento do meu corpo com um personal trainer;
Já escrevi quais são as minhas submetas e agora eu preciso verificar se ela é alcançável. Eu consigo agendar os profissionais envolvidos no meu processo em uma semana? Eu consigo adequar a minha alimentação conforme a nutróloga sugeriu? Eu realizei os exames no prazo determinado pelo endocrinologista? Eu ajustei a minha agenda para realizar atividades físicas durante a semana? Estou focada em perder 2 kilos por mês como meu médico orientou? Esse passo é importante para reconhecer se no tempo que estipulamos é possível realizar e se algo der errado no meio do caminho mudar a estratégia.
Terceira etapa é entender a relevância da meta. Por que é importante eu cumpri-la?, Quais benefícios e vantagens ganho com ela? Porém, vamos ressaltar a importância de que podemos abrir mão de alguma coisa em troca desses benefícios. Então trazer para a consciência o que estamos “perdendo”, faz você mais forte em lidar com os imprevistos e conflitos que podem surgir e conseguir organiza-se de forma mais produtiva e focada.
Quarta etapa é o prazo. Aqui te desafiei em 5 meses fazer algo que mude o seu ano, mas lembre-se de ser realista em relação ao tempo que você estipula para as suas metas, afinal tenho certeza que você não quer adiar o seu sucesso e muito menos prorrogar as suas vitórias e comemorações.
A última etapa é Atitude! Já planejou, colocou no papel, identificou se é alcançável, colocou os pontos de mensuração e verificou a relevância, então te convido a dar o primeiro passo. É o primeiro passo que muda o seu comportamento, cria novos hábitos, torna simples e atingível o que antes parecia complicado e nos tornamos Donos do Nosso Futuro!
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa