Olá a você que quer viver plenamente, sem dúvidas a respeito de si mesmo. Que quer transformar seu potencial em potência, que quer expressar suas qualidades únicas e seus dons e deixar sua marca nesse mundo. Olá a você que nem sempre sabe como ser o seu melhor, mas sabe que tem algo que é só seu – e que ele vale muito. Bem vindo à coluna Coaching com Alma, seu espaço de inspiração e ação para você que está pronto para ser aquilo tudo que pode ser!
Como um peixe dentro do aquário que não vê a água em que está mergulhado…
…não percebemos que estamos imersos numa rede de conversações que criam a nossa vida. Da conversa que temos conosco mesmos, com nossos pais, com nossos chefes e nossos filhos, passando pelos nossos companheiros, amigos, maridos, funcionários e até mesmo os fornecedores, taxistas, mentores, professores e desconhecidos – são essas as partes que compõe o todo que é o nosso viver. Você obtém aquilo que constrói e o que você constrói se dá na conversa.
Por exemplo: como você conversa com seu filho determina a qualidade da relação que tem com ele, e vice versa. Então você se dá conta de como vocês se coordenam, fazem as coisas acontecerem, fazem ações juntos: é uma conversa irritada? Amorosa? De medo? O que vocês conseguem cocriar então com essa qualidade de conversa? O que você faz e fala são interligados.
Se isso é verdade, podemos dar um zoom nas conversas que compõem nossa vida hoje e ver como elas estão, para intervir e transformá-las: minha conversa com meu chefe, com meu cliente, com meus filhos, com meu corpo, com minha saúde, com meu marido, com meu negócio…
ATIVIDADE PRÁTICA:
Vamos lá: pegue um papel e lápis ou caneta ou mesmo canetinhas coloridas. Faça um circulo pequeno no meio da folha, como se fosse o miolo de uma flor. Comece então a desenhar pétalas grandes – em cada pétala escreva uma área da sua vida e descreva como estão essas relações hoje, olhando como são as conversas que as criam e sustentam. Exemplo: trabalho, chefe, tempo, fornecedores, negócio, família (ou separadamente cada membro) e assim vai.
Use o tempo que for necessário. Geralmente 20-30 minutos são suficientes.
Ao final, reflita: O que saiu? O que você descobriu sobre você mesmo e sobre sua vida? Como está a qualidade dessas relações? O que você consegue realizar e construir com essa qualidade? O que você quer mudar? Por que? Em quanto tempo?
Perceba que você PODE mudar essas conversa e coconstruir novos mundos. Pode interferir para melhor AGORA. O que está esperando?
Se você quiser saber mais sobre este assunto ou compartilhar o exercício que você fez, entre em contato! Meu site é www.karinnaforlenza.com e minha fanpage é www.facebook.com/karinnaforlenza. Se você preferir, me mande um email: karinna.forlenza@gmail.com.
Participe da Conversa