Muito bacana o novo livro da Elizabeth Gilbert, autora de Comer, Rezar e Amar. Grande Magia é de fácil leitura e com rico conteúdo. Já nas primeiras páginas ela defende, o quanto é importante se libertar do medo e viver com mais curiosidade e criatividade.
Ela conta a história de uma amiga, que quando era criança tinha uma paixão profunda pela patinação artística. A ponto de participar de várias competições com muita alegria e entusiasmo. Porém, na adolescência decidiu abandonar a sua paixão porque percebeu que não tinha talento suficiente para se tornar uma campeã.
Durante 25 anos ela não patinou, deixando-se vencer pelo medo de nunca ser a melhor. Ao completar 40 anos, estava cansada e inquieta. Sentindo-se apagada e pesada. Refletiu e perguntou-se: quando tinha sido a última vez que se sentira realmente leve, alegre e entusiasmada. Espantou-se ao descobrir que havia décadas que não se sentia assim.
Na verdade, a última vez tinha sido na adolescência quando ainda praticava a patinação artística. Ficou chocada ao descobrir que havia se negado essa prática tão estimulante, e curiosa para descobrir se ainda era algo que amava. Decidiu, então, se render à curiosidade. Inscreveu-se nas aulas, comprou os patins e ignorou a voz interior que lhe dizia que estava sendo ridícula ao fazer essa loucura.
Precisou bloquear os sentimentos de extremo desconforto por ser a única mulher de quarenta anos no rinque junto a todas as meninas pequenas de nove anos. E todo o esforço, teve a sua recompensa.
Ela voltou a sentir-se viva, alegre e imune à passagem do tempo. Deixou de sentir que era apenas uma cumpridora de tarefas e obrigações. Afinal, estava fazendo algo por si, algo para si. Ela não precisou modificar a sua vida radicalmente. Abandonar o emprego ou mudar de cidade. Apenas, redescobriu que patinar era para ela a melhor maneira de revelar certa beleza e transcendência em sua vida.
É isso que a autora denomina viver criativamente, ou viver sem medo. Ela diz que uma vida mais criativa é uma vida mais ampla. É uma vida muito maior, com mais felicidade e muito, muito mais interessante. É na vida criativa que sempre estará a Grande Magia.
Participe da Conversa