fbpx

Quem é seu EU DIGITAL?

Você já se fez essa pergunta: Quem é o seu “Eu Digital”? Como o mundo enxerga essa extensão de você mesmo? O que seu espelho virtual realmente representa para o mundo? Como cuidar melhor dele?

Você já se fez essa pergunta? Quem é o seu ”Eu Digital”?

O “Eu digital” corresponde a toda e qualquer representação de uma pessoa no ambiente tecnológico, como redes sociais, blogs, sites, ou até mesmo Google.

Vá mais longe com as questões. Como o mundo enxerga essa extensão de você mesmo? O que seu espelho virtual realmente representa para o mundo?

Grande parte das pessoas ainda enxerga as redes apenas como um grande playground, onde o que acontece é diversão e Passa-Tempo. Enquanto isso, outras veem esse ambiente exclusivamente como algo profissional e utilizam essas ferramentas somente para trabalhar. Alertamos que esse cenário é mais amplo do que parece.

Ao acessar uma pessoa digitalmente, em poucos segundos o cérebro faz ligações, levando o usuário a criar definições associadas a um tipo de comportamento. Neste momento, seu nome pode ficar marcado como “o brincalhão” ou como aquela pessoa que só fala de trabalho.

É preciso destacar que certas “verdades equivocadas” podem ser revertidas pessoalmente, entretanto, lembre-se que o “Eu Digital” tem um alcance muito maior do que o “Eu Físico” e a verdade digital acaba tendo muito mais credibilidade.

Como cuidar melhor de seu Eu Digital? Seguem algumas dicas para começar:

  • Comece rabiscando em um caderno “Quem é você”, “O que faz” e “Aonde quer chegar”;
  • Acesse seus perfis públicos e analise que informações eles passam;
  • Faça um breve resumo descrevendo você mesmo e encontre palavras que o definam;
  • Ajuste suas descrições públicas e faça com que seu “Eu Digital” sempre interaja com assuntos que fazem parte de sua essência.

A tecnologia evoluiu tão rapidamente que vem conectando diferentes gerações, grupos sociais, etnias e classes sociais, e essa evolução só tende a acelerar. Cuidar do “Eu Digital” não é mesmo uma questão de vaidade ou de narcisismo e sim de sobrevivência.

Não deixe que o seu “Eu Digital” seja uma pessoa que não te representa, cuide dele e veja as oportunidades surgirem à sua frente.

Você é o seu projeto mais importante, cuide-se!

Henrique Ferrer é Empreendedor, Publicitário e Coach, é especializado em Marketing e Design Digital, além de focar seus estudos em Personal Branding. Todos esses elementos associados a inquietação por entender o comportamento social deram origem a uma visão diferenciada sobre posicionamento. É movido pelas palavras inspiração, transformação e realização.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa