Há um tempo atrás eu encontrei com o Sr. Antonio, um antigo cliente e amigo que há décadas trabalha com Consultorias para Empresas e Orientação de jovens executivos.
Conversar com o Sr. Antonio é um mergulho no mar de sabedoria e um banho de metáforas que faz você parar e repensar sobre a vida de formas diferentes. Pura reflexão de como viver e ver que até o que pode ser ruim, não é tão ruim assim.
Foi numa destas conversas sobre vencer e perder na vida pessoal e/ou profissional, que o Sr. Antonio soltou esta pérola de sabedoria:
“Franco, as pessoas reclamam que erram e acertam muito na vida. Principalmente que erram muito e que por isto perdem tempo. Eu sou da opinião que se a pessoa errar todos os dias de uma forma diferente, ela estará ganhando e aprendendo.”
Olhei para ele com cara de espanto e perguntei:
“Antonio se a pessoa erra, ela está perdendo tempo e oportunidades. Se erra todos os dias, está perdendo todos os dias. Onde está ganhando?”
Ele com sua paciência e humor riu alto e respondeu:
“Depende do tipo de erro que estamos falando.”
Neste momento pensei que o Sr. Antonio tinha pirado. Tipo de erro? Poxa! Errar é errar. E perder tempo e muitas vezes dinheiro. É retrabalho. É chato persistir no erro.
Mal eu acabei de pensar, o Sr. Antonio continuou suas reflexões:
“Franco, se a pessoa erra todos os dias o mesmo erro, está sim perdendo tempo. Errar é humano. Persistir todos os dias no erro é burrice. É um padrão de teimosia que vai fazer o indivíduo perder tempo, oportunidades e fazer ele estagnar e até afundar na lama da ignorância.”
“Quando falo que errar a cada dia é uma possibilidade de sabedoria e aprendizado, estou falando de erros diferentes e de não erros repetitivos.”
“Franco, quem quer vencer na vida, tem que vencer todos os dias. Tem que se mexer todos os dias. Mexer-se todos os dias de forma diferente com energia nova. Só assim irá atrair novidades, oportunidades e abrir caminhos.”
“Quem quer vencer, terá que enfrentar desafios e arriscar mais todos os dias. Com certeza irá acertar muito e vencer. Mas, também irá errar. Só que são erros diferentes, pois os desafios são diferentes.”
“Quem tenta e erra, irá aprender e ganhar experiência e sabedoria. No outro dia com certeza irá acertar porque aprendeu com os erros anteriores. Logo, faz parte de um vencedor mexer-se, arriscar-se, tentar, errar, tentar de novo e acertar ou vencer.”
Logo, meu caro Franco, tente muito, enfrente seus desafios, erre, aprenda, tente de novo, acerte e vença.”
Com certeza, Sr. Antonio. Meus erros de hoje, são degraus dos acertos e ganhos de amanhã.
Quem não arrisca, quem não enfrenta os desafios, quem não põe a cara para apanhar, nunca vai saber se irá ganhar ou se há caminhos abertos e oportunidades na próxima curva.
Só há luz no fim do túnel, quem caminha pela escuridão e incerteza deste túnel escuro.
Eu prefiro dizer hoje que tentei e perdi, do que ficar a minha vida toda reclamando que nunca tentei.
E você? Erra todos os dias de formas diferentes? Acerta todos os dias de formas diferentes? Ou nunca tenta e tudo é igual?
Valeu Antonio! Aprendi mais uma vez com você.
Participe da Conversa