Quer ser um RH Estratégico? Não cometa estes 4 erros!
Falamos tanto que o RH precisa ser estratégico, mas o quanto temos empatia sobre o dia a dia desta área? Os desafios, os múltiplos projetos, os pratos que precisamos segurar seja de ajuste de verba, falta de apoio da alta liderança, entre outros.
Por outro lado, o RH não pode esperar. Precisamos cada vez mais ser voz para estar na mesa de decisões. Quais erros o RH pode evitar para não cair na cilada de achar que é estratégico, mas não ser visto como tal? Quero compartilhar erros que já cometi na minha jornada e estou em constante aprendizado.
O primeiro deles é não conhecer do negócio.
Quais são as metas, os principais indicadores de vendas da sua empresa? Quando foi a última vez que você participou de uma reunião para ouvir sobre as decisões que impactam a lucratividade da empresa?
Não podemos esperar sermos apenas convidados, podemos nos aproximar, para aprender, trocar e criar um grande mapa para apoiar em ações concretas para virar o ponteiro da organização.
Segundo erro é criar ações pouco alinhadas as reais necessidades dos líderes e colaboradores.
Já ouvi muito “lá vem o RH com mais um programa”. Se seus clientes internos visualizam o real valor e benefício do que construímos, mais aliados e embaixadores ganhamos.
Não crie algo que não é de fato a dor da organização. Se você conhece mesmo o negócio, você sabe o tom de voz cultural, a linguagem dos times e pode ser assertivo nas soluções. Aliás, faça parte da solução e não do problema.
Terceiro erro é não tomar decisões baseadas em dados.
Geramos muitas informações seja na administração de pessoal, rotatividade, recrutamento, no dia a dia. Precisamos gerar dados que associados aos indicadores das áreas, demonstrem o porquê dos resultados.
Ou o como podemos atuar para melhorar. Podemos começar com o próprio RH ou uma pequena área. Associar os dados e mapeá-los, tanto administrativos como dados de engajamento. Pesquisas de clima, com pesquisas qualitativas das conversas que fazemos nas áreas. Você gera, de fato, atenção e parceria, quando mostra com fatos sobre o negócio.
E o quarto erro é implementar projetos no momento que é melhor para o RH e não para o negócio.
Este erro é clássico, mas acaba com o engajamento dos colaboradores e lideranças. Viramos sistemas na última semana do mês. No lançamento de produtos e serviços, marcamos treinamentos.
Depois não compreendemos a baixa adesão. Precisamos cruzar esses cronogramas, fazer uma boa gestão da mudança e comunicação. Saber vender seus projetos é certamente uma habilidade que precisamos desenvolver.
O incrível do processo de aprendizado contínuo e da inovação é que o erro faz parte da jornada. O essencial é ouvirmos, corrigirmos a rota e então mostrar a grandeza do que construímos em pessoas. Somos área estratégica, protagonista e de resultados.
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Quer saber quais erros o RH pode evitar para não cair na cilada de achar que é estratégico, mas não ser visto como tal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
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