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Quer ser um RH Estratégico? Não cometa estes 4 erros!

Descubra os 4 erros que impedem o RH de ser verdadeiramente estratégico. Não caia nestas armadilhas e torne-se um profissional de RH altamente eficaz e valorizado.

Quer ser um RH Estratégico? Não cometa estes 4 erros!

Quer ser um RH Estratégico? Não cometa estes 4 erros!

Falamos tanto que o RH precisa ser estratégico, mas o quanto temos empatia sobre o dia a dia desta área? Os desafios, os múltiplos projetos, os pratos que precisamos segurar seja de ajuste de verba, falta de apoio da alta liderança, entre outros.

Por outro lado, o RH não pode esperar. Precisamos cada vez mais ser voz para estar na mesa de decisões. Quais erros o RH pode evitar para não cair na cilada de achar que é estratégico, mas não ser visto como tal? Quero compartilhar erros que já cometi na minha jornada e estou em constante aprendizado.

O primeiro deles é não conhecer do negócio.

Quais são as metas, os principais indicadores de vendas da sua empresa? Quando foi a última vez que você participou de uma reunião para ouvir sobre as decisões que impactam a lucratividade da empresa?

Não podemos esperar sermos apenas convidados, podemos nos aproximar, para aprender, trocar e criar um grande mapa para apoiar em ações concretas para virar o ponteiro da organização.

Segundo erro é criar ações pouco alinhadas as reais necessidades dos líderes e colaboradores.

Já ouvi muito “lá vem o RH com mais um programa”. Se seus clientes internos visualizam o real valor e benefício do que construímos, mais aliados e embaixadores ganhamos.

Não crie algo que não é de fato a dor da organização. Se você conhece mesmo o negócio, você sabe o tom de voz cultural, a linguagem dos times e pode ser assertivo nas soluções. Aliás, faça parte da solução e não do problema.

Terceiro erro é não tomar decisões baseadas em dados.

Geramos muitas informações seja na administração de pessoal, rotatividade, recrutamento, no dia a dia. Precisamos gerar dados que associados aos indicadores das áreas, demonstrem o porquê dos resultados.

Ou o como podemos atuar para melhorar. Podemos começar com o próprio RH ou uma pequena área. Associar os dados e mapeá-los, tanto administrativos como dados de engajamento. Pesquisas de clima, com pesquisas qualitativas das conversas que fazemos nas áreas. Você gera, de fato, atenção e parceria, quando mostra com fatos sobre o negócio.

E o quarto erro é implementar projetos no momento que é melhor para o RH e não para o negócio.

Este erro é clássico, mas acaba com o engajamento dos colaboradores e lideranças. Viramos sistemas na última semana do mês. No lançamento de produtos e serviços, marcamos treinamentos.

Depois não compreendemos a baixa adesão. Precisamos cruzar esses cronogramas, fazer uma boa gestão da mudança e comunicação. Saber vender seus projetos é certamente uma habilidade que precisamos desenvolver.

O incrível do processo de aprendizado contínuo e da inovação é que o erro faz parte da jornada. O essencial é ouvirmos, corrigirmos a rota e então mostrar a grandeza do que construímos em pessoas. Somos área estratégica, protagonista e de resultados.

Gostou do artigo? 

Quer saber quais erros o RH pode evitar para não cair na cilada de achar que é estratégico, mas não ser visto como tal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

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Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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