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Reavaliar ou desfazer uma parceria?

Quando impera o “ganha-ganha” ao estabelecer a parceria, ambos adquirem um diferencial gigantesco perante os consumidores exigentes em um mercado competitivo.

o que estabelecer em uma parceria

Reavaliar ou desfazer uma parceria? O que estabelecer em uma parceria para que seja sustentável?

Nesses últimos anos nascem novas empresas para atender os anseios e as necessidades da sociedade, principalmente no quesito tecnológico.

O aplicativo Uber foi um exemplo de solução para o problema dos passageiros, ele trouxe um transporte rápido, econômico e confiável. Uma parceria perfeita entre motoristas dispostos a complementar a sua renda, passageiros com necessidades e uma plataforma que interligasse esses interesses com expertise e segurança.

Entretanto, infelizmente, o modelo inicial desse negócio vem sofrendo mudanças significativas. Hoje nesse transporte o atendimento diverge totalmente do que foi proposto, fazendo assim com que a sua qualidade e propósito se findem pelo caminho.

O aplicativo de Delivery é também outro exemplo de união de interesses, que visa trazer benefícios para a sociedade. Os restaurantes disponibilizam os seus serviços, os consumidores procuram comodidade na entrega da sua alimentação e a plataforma faz a intermediação entre ambos, todos sincronizados e parceiros, até a “página dois”.

Vejo grandes e leais parcerias, vejo também parcerias tóxicas e desleais. As parcerias podem ser feitas por empresas sem o mesmo modelo de negócio, sejam por grandes corporações ou por startups. O Importante será permanecer no propósito inicial, sem alteração de rota e principalmente sem o deslumbre pelo sucesso momentâneo, esquecendo por completo que as parcerias só se mantêm em via de mão dupla.

Recentemente, os Restaurantes e os Aplicativos de entrega, estão protagonizando um grande duelo. De um lado os restaurantes acreditam no aumento da sua demanda, atuação e visibilidade através da “propaganda” garantida por parte do “parceiro” e, pelo outro, os aplicativos veem, o aumento em sua variedade de estabelecimentos dispostos a atender a grande gama de consumidores adeptos à comodidade das entregas em casa ou no trabalho e no elo central está o consumidor ansioso pelo serviço prestado.

A parceria perfeita, as duas partes em conexão, ambas com oportunidade e recursos complementares, entretanto, na segunda metade de 2019, os restaurantes veem a sua relação com o “aplicativo” complicar quando resolvem investir no seu próprio “restaurante”, praticando preços inferiores, sem transparência e nem comunicação com os seus parceiros.

Certamente, o aplicativo teve o intuito de atender os consumidores e gerar novas oportunidades de negócios para fomentar a economia.

Com um pequeno equívoco, não comunicaram os parceiros sobre as novas ações e estratégias, o que gerou a partir disso a “parceria de mão única”. Todo esse conflito foi gerado pela falta de transparência e comunicação.

O que estabelecer em uma parceria?

  • Paute a parceria na sinceridade, clareza, confiabilidade e credibilidade, pois a quebra de qualquer uma, gerará consequências desastrosas;
  • Pesquise sobre o futuro parceiro;
  • Quais são os Objetivos desta parceria;
  • Como é e será o acesso às informações e ao seu parceiro;
  • Estratégias e Ações mapeadas para não ficar perdido;
  • Dúvidas sanadas;
  • Quais serão as Responsabilidades e os Benefícios para cada parceiro;
  • Quais serão as Concessões e as Exigências para geração de ganho coletivo.

Todos esses itens devem estar alinhados ao valor e propósito de cada um dentro de um modelo sustentável e de ganha-ganha para os envolvidos.

“Ganha–Ganha”, uma relação mútua entre empresas com o objetivo de beneficiar a todos os envolvidos, a somatória de esforços, entrega de produto ou serviço gerando valor aos clientes e à sociedade.

Quando impera o “ganha-ganha” ao estabelecer a parceria, ambos adquirem um diferencial gigantesco perante os consumidores exigentes em um mercado competitivo.

“Para ser um modelo sustentável, saudável, duradouro, precisa ser bom para todos, consumidores e a livre concorrência” (Patricia Peck)

o que estabelecer em uma parceria

Esse é o momento de reavaliar a sua parceria e o seu real interesse, identificando se o seu parceiro é mesmo ideal.

Caso você resolva desfazer a parceria, faça de forma saudável e amigável. Hoje esta parceria pode não ser benéfica para ambos, mas em algum momento ela pode voltar a ser fundamental ou não, por isso mantenha a porta aberta, a não ser que a empresa parceira não seja idônea e tenha valores inversos aos seus.

A honestidade não deve ser apenas ao estabelecer uma parceria. No momento do término da parceria ela é essencial, seja claro nos motivos que te fizeram optar pela saída, seja compreensivo e receba o feedback para melhorias caso seja outrem a querer desfazer a parceria com você.

Mantenha a calma e a tranquilidade, certamente esta experiência lhe trará pontos positivos e experiência para investir em novas parcerias desafiantes.

Quando alguém falar “Vamos fazer uma parceria”, não tema e lembre-se: A Parceria envolve a reciprocidade, o envolvimento de ambas as partes sem sobrecarregar nenhuma. O reconhecimento que estimula a realização de ambos, lado a lado. A provocação no bom sentido, para que compartilhem e reflitam sobre a ideia para o planejamento das ações. E o Objetivo de cada parceiro que irá definir a determinação. É importante que esta parceria respeite a sua HISTÓRIA, o seu SER, o seu NOME, hoje e sempre.

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro”

Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/

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Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
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