Até que ponto se pode ir às Redes Sociais quando o que está em jogo é a sua relação com a empresa em que trabalha?
A regra básica é ser real e autêntico, e mais do que “zelar por sua imagem”, utilize os canais também para se posicionar e alavancar sua carreira.
Dependendo da empresa em que trabalha, talvez exista um código de conduta na Internet. Se não houver, consulte o RH da empresa sobre o assunto. Ele existe para que você saiba como representar a empresa para o mundo externo. Não tenha dúvidas sobre até onde pode ir, apenas aprenda a lidar com isso.
Separamos alguns tópicos com dúvidas frequentes sobre o assunto:
1 – Conteúdo relacionado
Atrelar conhecimento à sua imagem deve beneficiar muito os degraus que você deseja galgar. Exponha seu domínio sobre a área em questão e sempre mostre sua evolução para o mundo, mas nunca se esqueça de que você também representa uma Instituição.
2 – Uso de informação privilegiada
Quando se é contratado por uma empresa, todo recurso intelectual que é depositado por pessoas dentro daquele universo é de propriedade da empresa. Isso significa que até que tal informação torne-se pública, você não pode criar conteúdos de informação privilegiada para se autopromover. Você poderá (e deverá) demonstrar suas competências e conhecimento em sua área sem ferir o direito da empresa em questão.
3 – Responder um post de crítica à sua empresa
Se você não é do departamento de comunicação e relacionamento não se envolva em polêmicas. Isso pode gerar uma crise incontrolável. O melhor a se fazer é direcionar o link para a pessoa responsável dentro da instituição.
A responsabilidade de suas declarações também tem relação ao cargo que ocupa.
4 – Devo adicionar meus colegas de trabalho?
Sim. Há apenas uma pessoa no mundo físico, e ela é a mesma no mundo digital. Se essas pessoas fazem parte de seu ciclo social, então elas devem estar lá, interagindo e acompanhando seus feitos e sua trajetória. Ao postar, pense se você diria aquilo em público dentro da empresa, e em casos extremos, utilize recursos para ocultar o post para um grupo específico de pessoas.
Se você é o dono da empresa, convém começar escrever algumas regrinhas para que se tornem regulamentos, estabelecendo uma cultura digital.
Vamos deixar claro que proibir não é o caminho. É preciso entender e educar as pessoas para o melhor uso possível da exposição pessoal a favor da empresa. Funcionários devem ser fiéis, advogados da marca, afinal empresas são feitas de pessoas, mas é preciso saber até onde se pode ir.
O importante é que todos se sintam livres e seguros para viver tanto no mundo físico, quanto no mundo digital. Comunique-se!
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