“Só terá sucesso quem conseguir comunicar competência, profissionalismo, seriedade e honestidade no trabalho através de emoções bem controladas e sentimentos verdadeiros (…). Quem usa sua inteligência emocional está à frente para alcançar bons resultados e liderar equipes”.
(Marcus Garcia)
Em vendas, essa consciência se amplia e se torna imprescindível para aqueles que desejam alcançar um alto desempenho nos negócios. A velha máxima de um vendedor fazer da negociação uma guerra, já caiu por terra faz muito tempo. Já que o relacionamento com o cliente precisa ser gentil e criar conexão.
Ver o consumidor como um adversário é improdutivo e gera desgaste desnecessário. O que agrega e gera bons resultados é descobrir atributos do produto ou serviço que dialoguem com os desejos, aspirações e sonhos do cliente. E para que esse diálogo aconteça de forma leve e personalizada, é necessário que o profissional de vendas esteja preparado tecnica e emocionalmente.
Para isso, ele precisa conhecer as suas emoções, gerenciá-las e colocá-las no momento certo. É como cozinhar, se você temperar demais a comida fica intragável, por outro lado, se você não colocar temperos e especiarias a comida fica insossa.
Assim, também funciona com o uso das emoções. É importante saber calibrá-las para que o relacionamento interpessoal flua, gerando boas conexões e resultados surpreendentes. E quem está no controle das emoções? Você, já que todas as emoções que experimentamos, são criadas por nós mesmos em nossas mentes, de acordo com o nosso mindset (crenças, regras e valores pessoais).
Portanto, se você deseja alcançar melhores resultados comece imediatamente a administrar as suas emoções. Você está no controle!
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