Regra das Cinco Horas: O que é, como funciona e seus benefícios
Todo profissional, mesmo com agenda cheia e compromissos múltiplos, tem a necessidade de ampliar e renovar seus conhecimentos, para poder realizar suas ambições pessoais e profissionais.
É interessante pensar que existe algo que a pessoa não perde, a não ser em casos de doença muito severa, que é o conhecimento que adquirimos durante a vida toda, é o único bem o qual que não pode ser retirado de nós, que pode vir por meio de cursos, leituras, palestras, viagens, intercâmbios….
Criar a possibilidade para aprender continuamente é uma necessidade desta era do conhecimento que vivemos na atualidade. Isso significa reservar um tempo de sua rotina para apreender mais, o que reflete no sucesso almejado.
Michael Simmons, empreender e autor, desenvolveu a “Regra das cinco horas” e usa como exemplo o inventor, político, autor e empreendedor Benjamin Franklin, que aos 10 anos abandonou a escola para ser aprendiz de seu pai, na sua adolescência se mostrou um amante da leitura.
Reservava uma hora do seu dia para ler, experimentar e criar técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional. O tempo suprimido na execução do seu trabalho, não foi considerado uma perda, mas sim um investimento a longo prazo no aprofundamento para desenvolver as suas realizações.
Leia a matéria em inglês:
https://www.inc.com/empact/why-constant-learners-all-embrace-the-5-hour-rule.html
A “regra das cinco horas” é uma metodologia de aprendizagem continua, onde a pessoa dedica geralmente uma hora do seu dia, ou seja, cinco horas por semana para aprofundar um conhecimento específico que auxilia a desenvolver novas habilidades, que podem melhorar seu trabalho e produtividade, buscar novas áreas de investimento ou até mesmo satisfazer sua curiosidade.
Essa metodologia inclui o desenvolvimento de algumas etapas:
1. Planejar o aprendizado
Pensar e definir o que se quer aprender e quais instrumentos irá utilizar (leitura, podcast, pesquisa, vídeos, instrumentos que permitam a aprendizagem), estabelecendo metas de onde quer chegar, mas que sejam tangíveis.
2. Praticar deliberadamente
Definir um tempo específico e rotineiro para se debruçar sobre esse aprendizado.
3. Reflexão
Refletir e pensar sobre o que leu ou observou, é uma prática que auxilia no aprendizado do conteúdo para assimilar o conhecimento. São paradas estratégicas dentro da uma hora destinada a esse processo, auxilia assimilar o conhecimento de forma segmentada dentro da memória. Essa reflexão pode estar associada a outra atividade como por exemplo caminhar, praticar um esporte.
4. Resolver problemas
Utilizar esse conhecimento para resolver os pequenos problemas da sua prática cotidiana, ajuda a fortalecer o conhecimento
5. Experimentar
Testar suas ideias, conversar com outros a respeito, definir sua aplicabilidade.
O escritor Thomas Corley, realizou uma pesquisa sobre os hábitos das pessoas mais ricas e bem-sucedidas, e compilou em seu livro “Os Hábitos dos Ricos”, ressaltam o aprendizado contínuo, seguindo a “regra das cinco horas”. Verificou que algumas personalidades bem conhecidas como como Ellon Musk, Warren Buffet, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey e Barack Obama, entre outras, utilizam essa metodologia.
Sem dúvida, o conhecimento enobrece e engrandece o homem. De fato, vários pensadores já disseram isso e confirmo com minha experiência diária. Mas, para isso precisamos de metodologia adequada e adaptada a cada perfil.
“Não devemos apenas ter metas para o que queremos alcançar. Também devemos ter metas para o que queremos aprender” (Benjamin Franklin)
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a regra das cinco horas, como ela funciona e quais os seus benefícios para impulsionar sua carreira e vida pessoal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Natália Marques
Psicóloga/Coach/Palestrante
@nataliamarquespsicologa
Confira também: Como Construir Uma Carreira de Sucesso!
Participe da Conversa