Relacionamento Interpessoal: Uma Estratégia de Sobrevivência!
O conceito de soft skill vem sendo amplamente abordado quando a pauta é desenvolvimento humano. Muitas são as receitas “as x principais soft skills para os próximos anos”, não é mesmo?
Modestamente entendo que todo conteúdo nesse sentido cumpre o papel de trazer à consciência aspectos fundamentais essenciais para performance e alcance de objetivos. Ao mesmo tempo percebo ainda uma distância entre os conceitos e a vida real, ou seja, falta uma abordagem que inspire a correlação com a prática de acordo com contexto e individualidade de cada pessoa.
Apesar disso, quero destacar uma skill que me chama a atenção e tem sido muito recorrente nas conversas e trabalhos que tenho conduzido. De certa forma essa skill se faz presente em todas as “listas” sugeridas ainda que não expressa explicitamente: a capacidade de se relacionar, de construir, estabelecer e manter relações produtivas e positivas.
Relacionamentos permeiam absolutamente tudo que fazemos.
Por natureza, somos seres gregários praticamente incapazes de sobrevivermos sozinhos. Conexão, pertencimento e percepção de afeto são necessidades humanas básicas satisfeitas por meio dos relacionamentos.
No ambiente corporativo, sobretudo em tempos de mundo VUCA, fica mais latente a necessidade da colaboração e cooperação para fazer frente aos desafios mais diversos e que exigem também habilidades diversas para serem superados.
Compreender o mercado, entender a necessidade do cliente vem da capacidade de se relacionar com seu público consumidor. Inovação e desenvolvimento de novas soluções emergem da troca de ideias viabilizada pelas relações. Oportunidades – de carreira, negócios, melhorias – aparecem de maneira mais efetiva com um bom networking, ou seja, relacionamento. Pensar no futuro, sobre o impacto dos negócios e na sustentabilidade requer capacidade de se relacionar com a sociedade, com todos os stakeholders.
Consolidar a cultura organizacional, engajar as pessoas em torno dos objetivos estratégicos e potencializar a inteligência coletiva só são iniciativas bem-sucedidas por meio de relações de qualidade. Ser capaz construir relações positivas e viabilizar ambientes onde possam florescer relações permeadas de confiança e transparência, abertura, com espaço para a livre troca de ideias, com diversidade é uma competência potencializadora das demais competências, que contribui com o autodesenvolvimento, desenvolvimento das equipes, promove bem-estar e, por consequência, resultados sustentáveis.
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Fábio Castilho
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