Alô Amigo! O mercado corporativo está exigente e os profissionais buscam alternativas para superarem os seus desafios para concluírem os projetos e atenderem as demandas impostas pelas empresas que os contrataram e daqueles que arriscaram empreender.
A característica que diferencia o colaborador ou o empreendedor é a forma de se relacionar com os clientes e os colegas de profissão. Quando o tema é relacionamento, entendemos que existem muitas dificuldades para alcançarem as suas metas e seus objetivos.
A comunicação assertiva é a maneira ideal para o crescimento dos profissionais que buscam mudar a trajetória dentro da empresa, demonstrando que todas as estratégias criadas são direcionadas para a multiplicação da cultura e dos valores criados pelos idealizadores da companhia e justamente, quando a empresa ganha independência de expressão a própria entra no ciclo de conflito departamental, quando os profissionais não se entendem e agem de acordo com o que trouxeram de outros lugares.
As empresas investem muito para que os colaboradores se desenvolvam na comunicação interna e externa, mas a falta da prática dos conceitos, aumenta a insatisfação do ambiente de trabalho e a produção dos profissionais diminui, gerando desconforto entre os pares, deixando claro que muitas vezes o problema é mais pessoal do que gestão.
O que os profissionais não percebem é que o poder da comunicação dentro da própria empresa permitirá que amplie a aptidão de negociar e, consequentemente, interfere no processo de captação de novos clientes e ou até mesmo a manutenção dos clientes antigos.
Sou adepto à liberdade de expressão, todavia no mundo corporativo vejo continuamente, em consultorias, mentorias e treinamentos aplicados em empresas ou individual, que muitas vezes o profissional quer impor o que ele pensa e contradiz com a nova política desenvolvida pelos superiores ou pelo RH.
A imposição do líder afeta diretamente os negócios da empresa, causando o mal-estar nos funcionários, prejudicando todo o sistema empresarial.
Se comunicar é praticar a arte da negociação, uma característica que é poderosa para o indivíduo, tendo em mente que desenvolvida, facilitará na ascensão na carreira e principalmente, permitirá uma nova percepção para aumentar os ganhos da empresa e gerar inovação de projetos, produtos e serviços.
As empresas procuram profissionais que se relacionem na essência da palavra e que entendam a necessidade como um todo, não apenas os interesses alheios que não fazem parte do planejamento inicial.
Não há como negar que a comunicação assertiva é a ferramenta eficaz para o empreendedor e o colaborador fazerem a diferença no ramo atividade, por isso crie a cultura aberta de compartilhamento de informações, enraíze a troca de ideias saudáveis e aplicáveis para a sua empresa, não perca tempo e evite o desperdício do bem mais precioso que a empresa possível que é o clima harmonioso, criativo e próspero que se faz com o mais genuíno relacionamento.
Sidney Botelho
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