Se você precisa que o dia tenha mais 12 horas para realizar todas as suas tarefas, sinto muito, você não está no caminho certo.
Além do desgaste físico e emocional, o excesso de atividades afasta você de sua família e de seus amigos fazendo com que mais tarde venha se arrepender pelo tempo que passou sem aproveitar este outro lado bom da vida.
Normalmente caímos na armadilha da falta de tempo por não saber ou não querer delegar parte de nossas atividades.
Se você estivesse em um programa de Coaching comigo, certamente eu faria estas perguntas sobre sua resistência em delegar tarefas:
- Você prefere esconder aquilo que sabe e não compartilhar com ninguém?
Tenho visto muito profissionais que não são promovidos e têm dificuldades em gozar umas férias tranquilas por serem os únicos a conhecerem determinadas rotinas. - Você tem necessidade de se sentir indispensável?
Os verdadeiros líderes atuam mesmo quando não estão presentes. O seu poder de influência junto a equipe não exige a presença física, sua inspiração não é afetada pela distância. - Você idolatra a sua autoridade?
Os líderes procuram desfocar o culto pessoal para fazer prevalecer as ideias.
Com certeza existem outras perguntas a fazer e as respostas sempre mostrarão que os problemas em não querer delegar estão em você e não na equipe. Deixo algumas dicas para você:
- Não explique os métodos, apenas os prazos e os resultados que espera;
- Dê autoridade a quem você atribuiu uma atividade;
- Quando você delega, toda sua equipe se desenvolve e você obtém reconhecimento através da capilaridade que dá à solução dos problemas;
- Delegue a tarefa certa para a pessoa certa e obterá a excelência nos resultados;
- Delegue, mas fique sempre disponível;
- Implante na equipe a sua visão e missão para que as tarefas delegadas tenham as suas características;
- Não se preocupe, sempre sobrará algo para você fazer além de coordenar o seu time.
Converse com seu Coach e procure reconhecer os seus pontos fracos e que certamente influenciam em sua dificuldade em delegar e consequentemente obter maior presença profissional e uma melhor qualidade de vida.
Participe da Conversa