Alô, Amigo! Realmente o tempo passa e as pessoas adquirem novos hábitos para se adequarem à realidade moderna do mundo globalizado, na esperança de que as novas atitudes sejam pertinentes para alcançar os objetivos e conquistar o espaço que lhes é de destino, desfrutando de uma harmonia inexplicável.
Se existem mudanças de comportamentos, a comunicação passa por transformação contínua e em uma velocidade rápida e incontrolável para aquele que não se aprimora em relação ao tema.
É muito comum observarmos pessoas que possuem a habilidade da fala e até mesmo de uma boa oratória, mas não conseguem galgar no caminho que desejam e se incomodam em verem os seus pares se destacando com melhor aproveitamento, mesmo não contemplando as mesmas aptidões.
Por isso eu defini o título desta coluna com a afirmação de que a comunicação não é apenas saber falar. A comunicação assertiva é ampla e muitos profissionais não exploram esse dom com naturalidade, pois diante do cenário atual, no qual as pessoas possuem inúmeras ferramentas para o aprimoramento, não usufruem como deveriam.
Percebo, no dia a dia, em treinamentos, congressos, workshops, dentre muitos eventos em que sou convidado a participar, que falta o preparo para muitos oradores, palestrantes e treinadores quando o tema é a comunicação. Quando saímos do palco do auditório e entramos nas salas de reuniões, profissionais e executivos não conseguem se expressar com a eloquência necessária para atingir o convencimento das pessoas que se propuseram ouvi-los.
Não vejo tanto medo desses profissionais de se apresentarem em público, mas é evidente que não houve tempo e dedicação para a elaboração da respectiva apresentação. A falta de preparo para o conteúdo e a sabedoria do que tem que ser mostrado naquele “grande momento” é o maior desafio para este profissional, pois em minutos, todo o trabalho pode ser descartado, por não ser atraente para o ouvinte ou o receptor da mensagem passada pelo apresentador.
Desenvolver-se na comunicação e entender verdadeiramente a necessidade do seu público o faz capaz de aumentar a autoridade perante o interlocutor, garantindo êxito na negociação, na transmissão do conhecimento e a satisfação de perceber que tudo que foi entregue resultou em melhoria para quem se dedicou a ouvi-lo por uma fração de horas.
O segredo que vale ouro na comunicação é realmente mostrar ao público-alvo que este mesmo público é valorizado pelo apresentador, pois o envolvimento integral é fundamental para a transmissão do conteúdo, gerando o envolvimento de ambas as partes, facilitando o entendimento, indiferente que sejam temas complexos ou técnicos.
Eu afirmo, o mercado corporativo não permite mais pessoas sem essa aptidão, pois o crescimento das companhias e o desenvolvimento do profissional na empresa se darão com a comunicação entre todas as áreas, gerando o engajamento e criando oportunidades de integração entre todos os setores e, consequentemente o resultado será de aumento de faturamento e da excelente negociação junto ao cliente.
Sidney Botelho
Participe da Conversa