Como funciona nosso mindset quando nossas escolhas comportamentais são contaminadas por nossos sabotadores?
Para entender melhor, sabotadores são padrões mentais automáticos e habituais que atuam como estratégia de proteção para sua sobrevivência, no entanto trabalham contra o que é melhor para você.
Esses sabotadores são desenvolvidos em nós desde a infância para sobrevivermos às ameaças físicas e emocionais que percebemos na vida. O problema é quando eles permanecem na vida adulta, quando já não são mais necessários como meio de proteção.
Como diz Shirzad Chamine, em seu livro Inteligência Positiva (ed. Fontanar):
“Quando chegamos à idade adulta, os sabotadores se tornam habitantes invisíveis da nossa mente. Nem sabemos que existem.”
Se não os removermos da nossa mente, os sabotadores limitam nossa liberdade mental e emocional, engessando nossos pensamentos.
Por isso, nosso intuito aqui é trazer à consciência esses sabotadores mais presentes em nossas escolhas comportamentais.
Shirzad Chamine destaca 10 sabotadores e sugere que você identifique seus sabotadores mais ativos em sua mente. Leia a descrição de cada sabotador e dê uma nota de 0 a 10 avaliando a força que o sabotador atua em você e em suas decisões.
AUTOAVALIAÇÃO DOS SABOTADORES
1. O Crítico:
Acha defeitos e si mesmo, nos outros e nas circunstâncias. Provoca a maior parte da nossa decepção, raiva, arrependimento, culpa, vergonha e ansiedade.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
2. O Insistente:
É perfeccionista e tem necessidade de ordem e organização levadas longe demais, com exagero.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
3. O Prestativo:
Tentativa indireta de conseguir aceitação e afeição por meio de ajuda, agrado, resgate ou elogio a outros. Perde as próprias necessidades de vista e se torna ressentido como resultado.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
4. O Hiper-Realizador:
Dependente de desempenho e realizações constantes para respeito próprio e autoavaliação. Altamente concentrado em sucesso externo, que leva a tendências workaholic insustentáveis e perda de contato com as necessidades emocionais e de relacionamento mais profundas.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
5. A Vítima:
Estilo emocional temperamental para conquistar atenção e afeição. Foco extremo em sentimentos internos, principalmente os dolorosos. Tendência para mártir.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
6. O Hiper-Racional:
Foco intenso e exclusivo no processamento racional de tudo, incluindo relacionamentos. Pode ser percebido como frio, distante e intelectualmente arrogante.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
7. O Hiper-Vigilante:
Ansiedade contínua e intensa quanto a todos os perigos da vida e grande foco no que pode dar errado. Vigilância que nunca pode descansar.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
8. O Inquieto:
Em constante busca de maior excitação na próxima atividade ou se ocupando constantemente. Raramente fica em paz ou satisfeito com a atividade do momento.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
9. O Controlador:
Necessidade baseada em ansiedade de assumir a responsabilidade e controlar situações, forçando as ações das pessoas à sua própria vontade. Resulta em alta ansiedade e impaciência quando não é possível.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
10. O Esquivo:
Foco no positivo e no agradável de uma forma extrema. Fuga de tarefas e conflitos difíceis e desagradáveis.
Força: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Se você quer se aprofundar mais nos seus sabotadores e aprender como usar sua sabedoria para neutralizá-los, minha sugestão é ler a obra de Shirzad Chamine, INTELIGÊNCIA POSITIVA. (compre aqui)
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como neutralizar os seus sabotadores? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Vera Martins
https://vera-martins.com/
Confira também: O quanto Você acredita Ser Responsável por aquilo que Cativa?
Participe da Conversa