Agora é hora de pensar em fazer mais com menos! Já fez seu Fluxo de caixa? Já sabe se é rico ou pobre? Quem acompanha a coluna Tudo Azul já aprendeu estes conceitos, caso contrário volte e comece da primeira edição, clicando aqui.
Acredito que hoje o Coaching tem um papel fundamental na vida dos indivíduos, grupos e organizações. As pessoas estão com medo porque não conseguem planejar o futuro. O futuro é hoje. Temos que trabalhar com as ferramentas que temos disponíveis hoje. O presente precioso é hoje. E é hoje que vamos nos planejar para que nossa vida pessoal fique equilibrada e, para isso precisamos também nos equilibrar financeiramente.
Tenho conversado com várias pessoas e todas têm as mesmas dúvidas. Também sinto um medo nos olhos delas em relação ao dinheiro. Frente a essa realidade, não adianta ficar parado. Sempre falo que muito pensamento anula a ação. Comece uma nova relação com o dinheiro. Não tenha medo dele. Ele deve continuar circulando. Percebo que a maioria das pessoas não está sem dinheiro e sim com medo de gastá-lo, pois não sabem o que vem pela frente.
O papel do Coaching neste momento é ajudá-lo a traçar cenários realistas. É necessário que você conheça o seu fluxo de caixa para fazer uma projeção, mas a médio e longo prazo. Toda cautela é necessária, porém não podemos deixar que o dinheiro nos paralise. Tem dívidas, renegocie. Reveja seus planos de TV, celular, assinatura de revistas/jornais, etc. Contrate um Coach para ajudá-lo se tiver dificuldade. Em conjunto vocês poderão traçar caminhos novos, seja com relação à sua vida profissional, pessoal ou financeira. Crise também é oportunidade! Vamos dar a volta por cima. Não existem obstáculos intransponíveis.
Teremos que nos reinventar. Reinventar nosso modo de viver, nossos hábitos e costumes, enfim aproveitar o momento para refletir o que estamos fazendo em nossas vidas. Somos reféns do trabalho, da função que nos deram, do salário que recebemos e o que fazemos com ele. A sociedade por sua vez, nos cobra uma postura de empreendedor. Vamos aprender a empreender? Esta é a minha proposta para vocês.
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa