fbpx

Saiba se você precisa de uma mudança na carreira

Existem algumas maneiras críticas de perceber se já está na hora de mudar de carreira. Uma vez que você identifique esses sinais, vale a pena pensar se deve ficar ou deve mudar. O que você vai fazer?

Você acredita que está na hora de dar novos rumos à sua carreira? Aqui estão alguns indicadores que podem comprovar que essa hora chegou.

Várias questões rondam os profissionais que têm dúvidas sobre suas carreiras. Alguns querem abrir seu próprio negócio, outros querem ser promovidos, conseguir aumentos, mudar de país e muito mais.

Outros querem saber se devem mudar, ou não, de carreira.

Afinal, tem muita gente que não gosta do chefe, do trabalho, das tarefas que desempenham e ficam torcendo para que o final de semana chegue, não é mesmo? Então, se essa tem sido sua rotina, pode não ter nada de errado com você.

Segundo um estudo feito pela Catho, 50% dos profissionais brasileiros pensam em mudar de carreira em 2014.

A carreira é algo que requer dedicação, esforço e investimento, mas o sacrifício precisa ter sentido para você.

Existem algumas maneiras críticas de perceber se já está na hora de mudar de carreira. Uma vez que você identifique esses sinais, vale a pena pensar se deve ficar ou deve mudar.

  1. Você está cronicamente cansado

    Se você se deparar com doenças crônicas, debilidade e exaustão, o primeiro lugar que você deve procurar as causas dessa doença é o seu trabalho.

    A maioria de nós gasta mais horas trabalhando do que fazendo qualquer outra coisa e, se você não gosta do que passa horas fazendo, isso vai tornar a sua vida extremamente estressante e fará com que o seu corpo pague o preço.

    Seu corpo diz o que a sua boca não pode, ou não quer dizer. Pode ser o seu trabalho – ou o ambiente de trabalho em que você está – que estão fazendo a sua saúde desmoronar.

    Às vezes esse é um sinal de que a sua carreira precisa de uma mudança.

  2. Você chegou a um ponto em que o seu salário não compensa o tédio e o vazio que sente

    A maioria das pessoas que não gostam de como é ou está o seu trabalho, mas estão relutantes na mudança, ficam presas ao dinheiro.

    Em algum momento, as pessoas pensam em seus salários e chegam à conclusão que odeiam o tempo que passam trabalhando para ganharem o seu salário.

    Ao fazer isso, vale a pena repensar suas prioridades e habilidades e então refletir sobre novas alternativas de ganhar o dinheiro que precisam, sem desistir de suas vidas por isso.

  3. Apesar de ter feito escolhas certas, você se sente mal

    Muitos profissionais têm feito todas as escolhas certas, feito tudo que esperavam deles, até que acordaram entediados com seu trabalho, de maneira chocada e confusa.

A primeira coisa que precisamos entender é que as escolhas de certas profissões, ou atividades profissionais podem estar associadas com a possibilidade de agradar aos outros, acariciando seu ego, ou apenas aceitando um trabalho ou promoção que caiu no seu colo, em vez de se perguntar se é isso que queriam.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa