fbpx

São Paulo: Uma cidade subestimada!

Os problemas são muitos: trânsito, violência, preços altíssimos, falta de infraestrutura, falta de transporte público, mas não é reclamando, criticando ou desistindo de fazer a nossa parte que as coisas vão mudar ou melhorar.

Quero aproveitar que foi aniversário de São Paulo nesta semana para falar da autoestima da cidade.

Não vou nem entrar na temática dos atuais e alarmantes problemas de falta de água e energia. Sei da gravidade dos problemas, mas hoje, a minha intenção aqui é outra.

Posso parecer uma lunática, mas não sou a única a ver beleza em São Paulo.

Recentemente vi um vídeo no Youtube feito por “gringos” que estão morando aqui, o título é “São Paulo a cidade mais subestimada do mundo”, eles tecem elogios à cidade,  valorizam o que nem prestamos mais atenção e isso me fez refletir.

Se a cidade está tão desacreditada a culpa é minha também. Não estou dando o devido valor a ela.

Eu sou paulistana, nasci aqui. Minhas filhas nasceram aqui.

Meu pai é imigrante e escolheu viver aqui. Escolheu até ter cidadania, por amor a São Paulo…

São Paulo é meu lar!

Essa é a forma como deveríamos tratar a nossa cidade, como nosso lar, nossa casa. Como cuidamos da nossa casa deveríamos cuidar da cidade.

Esse é o comportamento que mais admiro no exterior quando viajo. As pessoas pensam no coletivo, cuidam das áreas comuns.

Os problemas são muitos sim, eu também critico, reclamo e me revolto com o trânsito, com a violência, os preços altíssimos, a falta de infraestrutura, a falta de transporte público, a sujeira…

Mas não é reclamando, criticando ou desistindo de fazer a nossa parte que as coisas vão mudar ou melhorar.

A parte ruim já está mais do que exposta, exaustivamente.

Hoje, quero falar das qualidades da cidade não só dos defeitos, mais do que isso, quero agradecer.

São Paulo, obrigada! Obrigada por tantas alegrias que vivi aqui, obrigada pelos amigos maravilhosos que tenho aqui, por todos os momentos divertidos, por todo aprendizado, por toda informação que você me presenteou.

São Paulo você é grande, é enorme, é intensa, pulsante, as vezes carrancuda, mas você é incansável e eu te admiro muito por isso.

Você sabe do seu valor, você sabe que tem ferramentas para ser feliz, sair dessa, recomeçar, e essa é a maior característica de alguém com autoestima.

Hoje quero declarar minha eterna gratidão por você, minha querida São Paulo.

Você que não desiste nunca, você que é uma heroína, guerreira, ninja.

São Paulo que me mostra todo dia que é forte, em cada brotinho de verde que insiste em nascer no meio do concreto, em cada pôr do sol cor de rosa que teima em aparecer no meio de todos os prédios “descombinantes”, fios e poluição, em cada história inspiradora de gente empreendendo, crescendo e transformando vidas, na disposição dos incansáveis voluntários que vão para rua distribuir sopa, em cada  grafite colorido que surge na Avenida 23 de maio, você dá exemplo!

Demonstra que sim, está cansada… muito tempo de desrespeito, descaso, mas tem muitas coisas legais, muita gente boa! E você segue em frente, sempre, caindo e levantando todo santo dia.

Eu acredito em você São Paulo! Vai voltar a ser a locomotiva de sempre e vai dar a volta por cima.

Quero fazer a minha parte, mesmo pequena, começando com essa declaração de amor:

São Paulo, eu te amo!

 #160;

Tem curiosidade em assistir ao vídeo mencionado neste artigo?

Andrea Lopes Author
Andrea Lopes tem mais de 20 anos de experiência profissional, ex-advogada, Coach e palestrante. Atua principalmente na área de qualidade de vida e no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Há 4 anos atende principalmente advogados, empresas e atletas profissionais. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, Licenciada pelo Coaching Council e BCI Behavioral Coaching Institute, também certificada pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Instrutora de Yoga com atividades junto a creches municipais e ONGs.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa