fbpx

Trabalhar com emoções é algo complicado!

São tantos os elementos que interagem entre si para formar uma emoção que, além de interferir em nosso humor, causam outros desconfortos, físicos ou mentais.

São tantas emoções... Trabalhar com emoções é algo complicado!

São tantas emoções… Trabalhar com emoções é algo complicado!

São tantos os elementos que interagem entre si para formar uma emoção que, além de interferir em nosso humor, causam outros desconfortos, físicos ou mentais.

É comum usar as palavras emoção e sentimento como sinônimos, porém elas têm significados distintos. De uma maneira geral podemos dizer que uma emoção cria um sentimento, que por sua vez, este pode criar emoções e outros sentimentos.

Resumindo:

Emoção = Reação do cérebro a um estímulo ambiental

Sentimento = Resultado de uma experiência emocional

Até 1980 acreditava-se que os pensamentos conseguiam mudar o nosso estado de espírito e nossas emoções. Contudo depois descobriu-se que o contrário também pode acontecer. Nosso estado de espírito pode mudar nossos pensamentos. O entendimento deste mecanismo é muito importante para avaliar os acontecimentos em nossa vida. Em outras palavras, o que colhemos ao longo do caminho é resultado direto dos nossos pensamentos e de nossos sentimentos.

Para facilitar, veja esta situação:

PENSAMENTOS ➤ SENTIMENTOS ➤ AÇÕES ➤ RESULTADOS

Pensamentos geram sentimentos, que geram ações e produzem resultados.

Contudo, também é válida a relação:

SENTIMENTOS ➤ PENSAMENTOS ➤ AÇÕES ➤ RESULTADOS

Sentimentos geram Pensamentos, que geram ações e produzem resultados.

Com as relações acima podemos observar que tanto nossos pensamentos quanto nossos sentimentos são responsáveis pelos resultados que obtemos em nossa vida pessoal e profissional. Portanto, se quisermos viver com qualidade, uma vida que tenha felicidade e realização, certamente devemos investir em cuidar de nossos pensamentos e sentimentos.

A melhor alternativa para cuidar de nossos pensamentos é saber identificá-los, controlá-los e cuidar para que não interfiram em nossos sentimentos, negativamente.

Isto somente será possível se atentarmos para um novo estilo de vida que nos capacita a estar atentos para os fatos quando eles acontecem. Além disso, como eles realmente acontecem e principalmente, os motivos pelos quais eles acontecem. Após examinar tais características, o próximo passo então será observar o motivo deles interferirem em nossos sentimentos.

Este novo estilo de vida, viver em atenção plena, já tem alguns séculos de experiência e sucesso. Contudo, somente agora vem tomando consistência no mundo ocidental.

O momento de adotar esta técnica é agora. Porque é fácil de se prever que muito brevemente, a infelicidade, a depressão e a ansiedade terão se tornado condição humana normal. Desse modo, tomando lugar da felicidade e do contentamento.

Se são tantas as emoções, então quais resultados você quer para sua vida?

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como trabalhar com as emoções? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Você tem satisfação (de verdade) com seu trabalho?

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa