Saúde Mental, Empatia, Traumas e a Sabedoria para Lidar com Tudo Isso!
Recentemente assisti o documentário abaixo chamado “A sabedoria do trauma”, altamente impactante!
Ele nos traz reflexões sobre o que acontece em nossas trajetórias de vida e como esses traumas nos acompanha durante nossa jornada.
Nós seres humanos, ainda não tão evoluídos assim, julgamos sem conhecer, avaliamos pela foto e não pelo filme. “Condenamos” comportamentos sem ao menos nos prestarmos a compreender suas origens e causas.
Então, seria uma sanidade nos atermos ao outro ser humano como humano? Como seres humanos em evolução? Isso ampliaria nosso nível de consciência e assim nos permitiria ser seres humanos espiritualizados com as práticas de valores que nos conecta, a exemplo do respeito, justiça e pertencimento.
Se você passasse por aquilo que aquelas pessoas passaram, você seria diferente?
Precisamos de ajuda, todos precisam. Sobretudo é importante estar disposto a compreender nossas fragilidades, vulnerabilidade e tudo isso pode nos convidar a visitar nossas fortalezas. No entanto, para chegar até lá, tenho a impressão de que nesse caminho teremos que nos deparar com nossas dificuldades. E estou certo de que haverá pessoas que já passaram por algo semelhante. Ressaltando que semelhante aqui é semelhante e nunca igual. Isso porque sua experiência, especialmente a relação que estabelece com ela, é exclusivamente sua e única!
Os traumas nos marcam e para seguir com eles, se faz necessários alguns exercícios. Um deles pode ser a Ressignificação, aliás você não pode mudá-los, mas pode sim estabelecer uma outra relação com eles para seguir em frente e ter uma vida que você quer e merece ter, e acredite, você merece o melhor. A exemplo dessa última fala o documentário retrata a Sabedoria do Trauma e um pensamento que converge com tudo isso…
Um outro aspecto que estimula a ampliação do nível de consciência, é um filme sobre empatia da Cleveland Clinic (assista abaixo), que retrata pessoas que transitam num hospital, aliás é bem provável que você já esteve internado ou já foi visitar alguém que estava, correto?
Eu estive no final de outubro de 2020 e é nas minhas leituras que me deparei com esse pensamento e fiquei pensando:
Como isso é impactante para quem trabalha naquele ambiente.
Que relações são estabelecidas com aquele outro ser a partir dessa visão.
Saúde mental também está diretamente relacionada à nossa visão de mundo, nosso nível de consciência espiritual e como fomentamos nossos pensamentos, pois tudo isso direcionará nossas ações.
Tudo isso me fez lembrar uma aula que recentemente ministrei sobre Gestão e Liderança de Equipes no Curso da ESPM e IQG, “GESTÃO DE AMBIENTES COMPLEXOS. DESENVOLVENDO PROFISSIONAIS PARA A SAÚDE DO FUTURO” e que compartilhei o filme da Cleveland Clinic que retrata um ambiente hospitalar, mas poderia ser qualquer ambiente, a exemplo de aeroportos, shoppings, feiras-livres, universidades etc.
O filme retrata o exercício de sabedoria da empatia para compreendermos também as histórias de vida das pessoas e detectar dores e traumas. Por conta disso, o AMOR é e sempre será um elemento de alta conexão espiritual, pois em essência nos faz bem amar e nos sentirmos amado. Seja qual for essa expressão de amor, aliás isso pouco importa, o que realmente importante é o SENTIR.
Que este texto, possa ter te tocado, a ponto de você sentir o amor que tem pelo outro e perceber os amores que tem por você.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o exercício de sabedoria da empatia para compreendermos também as histórias de vida das pessoas e detectar dores e traumas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Até logo mais!
Fique à vontade para comentar e compartilhar.
Beijo no coração e abraços!
Adilson Souza, PhD
CEO e Fundador da Estação Liderança
https://estacaolideranca.com.br
Confira também: Fator “e”, Amor, Relacionamento Íntimo e Seus Impactos na Saúde Mental
Participe da Conversa