
Saúde Mental no Trabalho: 5 Medidas Essenciais para as Empresas se Adequarem
Crise de saúde mental: Brasil tem maior número de afastamentos por ansiedade e depressão em 10 anos – Esta é uma manchete que estamos encontrando, cada vez com maior frequência nas mais diversas mídias e se referem a dados do Ministério da Previdência Social sobre afastamentos do trabalho.
Em 2024, foram quase meio milhão de afastamentos, o maior número em pelo menos dez anos.
Diante do agravamento da situação, a Norma Regulamentadora 1 (NR-1) foi atualizada para fortalecer as condições de saúde e segurança no trabalho bem como garantir os direitos dos trabalhadores.
Esta norma está respaldada pela Lei 14.831/2024, que incentiva as empresas a promoverem a saúde mental de seus colaboradores e institui o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental. Em outras palavras, a legislação obriga as organizações a adotarem medidas para prevenir o adoecimento mental dos trabalhadores, exigindo a identificação e a gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
A partir deste ano, as empresas devem:
- Incluir a saúde mental dos empregados no relatório de risco de acidentes durante o trabalho;
- Identificar e gerenciar riscos psicossociais no trabalho, como assédio, violência, sobrecarga de trabalho, baixa autonomia, falta de apoio social, insegurança no emprego.
O mercado tem que se adaptar e se enquadrar na norma e para aquelas que ainda se preparavam para as mudanças previsíveis, esta adaptação tem que acontecer em tempo recorde sendo, portanto, urgente a preparação com o alinhamento e conscientização de todos os envolvidos. Algumas empresas talvez necessitem de uma consultoria mais objetiva, enquanto outras estão em busca de workshops para conscientização nesta temática que é tão importante.
O importante é que a saúde mental no ambiente corporativo necessita, de fato, de um olhar com responsabilidade e comprometimento.
5 Ações Essenciais para Promover a Saúde Mental no Trabalho
Deixo aqui 5 sugestões de medidas que podem ser utilizadas como ponto de partida para adequação a essa temática:
1. Desenvolver um programa de saúde mental
Para desenvolver e aprimorar a temática da saúde mental na organização, é essencial agir. A empresa pode promover palestras e workshops, conscientizando os colaboradores e prevenindo problema.
2. Readequar o trabalho para otimizar resultados
O excesso de demandas é o principal fator de estresse no trabalho. Para garantir a saúde mental e a qualidade de vida, a empresa deve realizar uma readequação constante das funções, evitando a sobrecarga e promovendo assim um ambiente de trabalho mais equilibrado.
3. Criar grupos para atividades física e/ou práticas de meditação
O corpo e a mente também desempenham papel fundamental no aspecto emocional. Ou seja, é necessário prestar atenção à saúde física e mental do trabalhador. Diversos estudos já comprovaram que os exercícios físicos e Mindfulness são importantes para o bem-estar
4. Promover a interação social através de eventos
Um ambiente de trabalho positivo depende de boas relações sociais. Laços fortes entre colegas aumentam a qualidade do serviço e contribuem assim para a saúde mental na empresa.
5. Oferecer serviços terapêuticos como benefício
Dar a oportunidade aos colaboradores realizarem acompanhamento psicológico e/ou de autoconhecimento é benéfico para a empresa e trabalhador.
Para essa atividade, é essencial oferecer uma gama de profissionais parceiros, incluindo psicólogos e filósofos, considerando o crescente uso da terapia filosófica no exterior para atender problemas pessoais e profissionais.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a importância da saúde mental no trabalho e como as empresas podem prevenir o adoecimento mental e promover um ambiente de trabalho mais saudável? Então, entre em contato comigo. Com certeza será um prazer te ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Encontrando Novas Perspectivas por meio da Filosofia: Uma Jornada de Autoconhecimento
Participe da Conversa