Saúde Mental: Zona de Florescimento ou de Adoecimento? Onde Estamos?
Saúde mental hoje está nas pautas mais discutidas no mundo corporativo, sendo reconhecida como um dos principais desafios das empresas.
Empresas que cuidam das pessoas são mais rentáveis, saudáveis e sustentáveis. É o que comprova o estudo com as 150 Melhores Empresas para Trabalhar em 2023, realizado pelo GPTW-Great Place To Work® Brasil.
Estatísticas recentes comprovam que investir em saúde mental reduz, de fato, custos e riscos. E impacta diretamente nos principais indicadores de gestão de pessoas, no engajamento, na reputação e no impacto social das empresas.
Para apoiar as empresas a criarem estratégias e práticas relativas à saúde mental no trabalho, a OMS juntamente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu diretrizes globais que envolvem questões como: enfrentamento de riscos, sobrecarga de trabalho, promoção de um ambiente de trabalho saudável, seguro, respeitoso, inclusivo e que promova o bem-estar.
Para que isso seja possível, é preciso que as empresas identifiquem os fatores de estresse no ambiente de trabalho e implementem medidas para gerenciamento.
Saúde mental é papo sério! É agenda social e de negócio!
O Brasil é o país mais ansioso do mundo, o segundo mais estressado e o quinto mais depressivo. Além disso, os transtornos mentais já são a terceira maior causa de afastamento no trabalho. Os números preocupam e a empresa é um reflexo da sociedade.
É preciso agir preventivamente!
E para isso, precisamos “preparar o terreno” e fornecer treinamento, informação e instrumentalização para todos sobre saúde mental e bem-estar, o que significa, na prática, criar espaços de fala e de escuta bem como espaços de acolhimento.
Priorizar saúde mental é plantar, nutrir e colher uma cultura organizacional centrada nas pessoas. Os resultados agradecem!
É preciso reconhecer Saúde Mental como responsabilidade de todos!
Nessa direção, o ponto chave é considerarmos que o trabalho tem um papel fundamental na vida das pessoas.
O Florescimento no trabalho ocorre quando as pessoas vivenciam um alto grau de otimismo, bons relacionamentos com colegas, desenvolvimento de competências, satisfação e boas perspectivas profissionais.
Na prática, para florescer, uma pessoa precisa se sentir bem, descobrir suas potencialidades, sentir-se segura para expressar-se e ser quem é…
É nesse lugar que nós precisamos estar quando desejamos construir uma cultura de alta performance, sem comprometer a saúde mental das pessoas.
Estar nesse lugar é um desafio diário que envolve atenção, ação e gestão.
Não ter um diagnóstico de doença mental, não estar ainda na zona de esgotamento, nem na zona “vermelha” de adoecimento, como mostra o Termômetro de Saúde Mental abaixo, não significa que estamos bem…
Existe um espaço entre o Florescimento e o Adoecimento.
Existe um caminho a ser percorrido e gerenciado. Onde você está nessa jornada? O que você já está, de fato, fazendo para gerenciar os riscos da “zona vermelha”? O que pode fazer de diferente para então caminhar na direção do seu florescimento? E o que depende de você fazer?
Na zona de adoecimento, a performance e a segurança psicológica são baixas e o nível de estresse é alto e o autocuidado é negligenciado.
Na zona de florescimento, bem-estar e produtividade caminham juntos. O ambiente e as relações de trabalho tornam-se fatores de proteção à saúde mental. Cada pessoa também assume a autorresponsabilidade de cuidar da sua saúde física, emocional e mental, bem como da saúde espiritual. Gerenciar, equilibrar e oscilar nessas energias é, sem dúvida, a chave para percorrer esse caminho e manter uma performance sustentável.
Por fim, essa forma de olhar para a saúde mental serve como “bússola” tanto para o autocuidado como para a gestão corporativa.
O desafio é reconhecer que para estar mais tempo na zona de florescimento é preciso estarmos atentos às nossas emoções, atitudes e hábitos. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer vai, de fato, gerar um impacto na saúde mental, nos relacionamentos e nos resultados!
Eu sou Ellen Ravaglio e a minha coluna “Alta Performance & Saúde Mental” tem como objetivo instigar a exercitar o autocuidado, o cuidar do outro e do negócio de forma consciente e sustentável.
Gostou do artigo?
Quer falar mais sobre a zona de florescimento e zona de adoecimento e a importância do cuidado da saúde mental, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Forte abraço,
Ellen Ravaglio
https://www.vikaas.com.br
www.linkedin.com/in/ellenravaglio-coach-lideres
vikaas@vikaas.com.br
Confira também: Como controlar e manter a ANSIEDADE “na dose certa”?
Participe da Conversa