Se você focar nos obstáculos, tudo o que você verá serão obstáculos
Muitos de nós teríamos muito mais facilidade de enfrentar o jogo da vida se tivéssemos aprendido essa regra do cérebro desde a infância. Mas, cá estou eu, com 56 anos de idade, ensinando isso em minhas palestras, rodas de conversa, livros, artigos e até em papos entre amigos e familiares.
Para que possamos entender melhor basta seguir o meu comando: não pense em um cachorro fofinho. A imagem vem imediatamente na nossa mente. Um cachorro fofinho surge do nada. Sim, a mesma regra rege tudo. Se precisamos obter a vitória, a melhor atitude a ser tomada é seguir passos firmes e cheios de afirmações rumo a ela.
Ao longo das décadas, aprendemos que nada supera o esforço, mas nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, a não resistência e a flexibilidade podem nos levar mais longe. Digo isso porque quando combinamos a técnica com a nossa potência mental, podemos fazer o inimaginável. São os feitos que aplaudimos de queixo caído.
Conheci o coach do piloto Ayrton Senna, sim porque ele não só era preparador físico, como mentor, cuidando da mente do atleta. Nuno Cobra já falava coisas que eram completamente inusitadas em plena década de 1980, como visualização criativa e controle da mente através da meditação. Eram ferramentas que aliadas ao trabalho físico, conferiam resistência à pressão e entendimento do positivo em nossas vidas.
Da mesma forma, Simon Sinek, que ficou mundialmente conhecido após sua TED Talk de 2009, apresenta em livros e vídeos esse e outros conceitos que nos inspiram a fazemos aquilo que nos motiva e NÃO o contrário.
Quantas vezes, quando somos questionados sobre o que queremos ser, o que queremos alcançar ou fazer, temos que primeiro eliminar o que NÃO está em nossos alvos?
Fomos treinados a pensar dessa forma. Seríamos muito mais assertivos se, ao contrário, disséssemos exatamente o que desejamos, com riqueza de detalhes, imputando nossa força mental e dando forma ao que está por vir.
Te ensinaram isso? Eu digo sempre que as pessoas que são positivas em todos os âmbitos, de forma holística, reúnem a ação, a forma de pensar e o que sentem. Dessa forma, se tornam, infalivelmente, pessoas bem-sucedidas.
Agora, depois de ter chegado com a leitura até esse parágrafo, te proponho um exercício diário rumo à realização de muitos objetivos, com menos esforço, em menor tempo. Exclua o NÃO e inclua o SIM, basta converter as coisas para o afirmativo. Em vez de dizer ao seu filho: NÃO coma na cama. Diga: coma na mesa. Percebe?
A comunicação assertiva traz resultados similares. O cérebro tem ainda milhares de segredos. Utilizemos a nosso favor os que já foram decodificados pelos cientistas e disseminados pelos estudiosos. Da próxima vez, escolha o comando assertivo, com a informação direcionada para o caminho a seguir, porque se você focar nos obstáculos, tudo o que você irá ver serão os obstáculos.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como parar de focar nos obstáculos, manter uma mente positiva e usar uma comunicação assertiva em prol dos seus objetivos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar com você.
Boas escolhas!
Carla Brandão
https://www.acarlabrandao.com.br
Confira também: O Simples Resolve: Uma Nova Forma de Enxergar a Vida
Participe da Conversa