Regra n° 1 de uma pessoa vitoriosa: Querer é poder. Mas, tem que ter coragem para conseguir.
Estranha a observação? Será mesmo? Vamos analisar então.
Dias destes estava numa rede social “teclando” com minha amiga Fernanda sobre como as pessoas conseguem complicar suas vidas em escolhas simples que elas poderiam fazer.
Foi quando ela comentou sobre uma pergunta que seu filho de 10 anos, Arthur, fez: “Se as mulheres são tão poderosas, por que não têm coragem?”
Ela disse: Arthur, não sei por que você perguntou isto para sua mãe, mas vou ampliar sua pergunta e tentar responder:“Por que as pessoas falam que são tão poderosas, mas no fundo não têm coragem?”
Começaria dizendo que “a teoria na prática é outra coisa”. É muito importante e positivo acreditar e afirmar que “somos poderosos”. Mas, ficar só na teoria e não concretizar por falta de coragem ou medo, é muito ruim.
E por que temos medo? Medo faz parte do ser humano e todos nós compartilhamos dele. Muitas vezes é a nossa atitude diante deste sentimento que faz a diferença em nossas vidas. O medo tem efeitos destrutivos, principalmente quando nos leva a acreditar em possíveis danos estatisticamente improváveis. A maioria dos medos existe somente em nossas mentes, não fazendo parte da realidade.
Mas, o medo existe e nos trava ou faz perder oportunidades para crescer, mudar e progredir na vida pessoal, amor e profissional. Um dos efeitos desse sentimento é nos deixar paralisados, nos impedindo de realizar algo, não porque somos incapazes, mas porque simplesmente nem chegamos a tentar. E olha que falamos que somos poderosos.
O excesso de medo pode provocar a timidez ou a nos levar a ficar petrificados, que interferem na realização dos objetivos. O medo consome nossa energia, nos enfraquece e nos impede de alcançar nosso potencial. A fé, pelo contrário, nos fortalece, nos ajudando a superar os obstáculos e a realizar nossos intentos.
Fé é a nossa salvação. Ter fé e acreditar em nosso poder pessoal. Acreditar em nós mesmos, em nosso potencial de realizar e conquistar. Sabemos que somos poderosos.
Mas temos que ter coragem de enfrentar nossos medos, seja ele qual for, devemos nos jogar no mundo para agirmos e concretizarmos.
Para vencer o medo temos que aceitar que ele existe e em que nos afeta. Não podemos mudar ou vencer algo que não aceitamos como um problema. As estatísticas indicam que 95% daquilo que tememos não tem fundamentos. Logo, a falta de coragem não tem fundamento.
Em uma sessão de Coaching Holístico um cliente relatou que tinha medo de falar em público por que não queria ser ridicularizado pelos seus colegas de trabalho. Só que ele era um dos funcionários mais participativos da empresa e mais querido. Seu medo não tinha fundamento.
Acredite em você mesmo e tenha coragem de viver e realizar. Não gaste seu tempo e sua energia com seus medos. Alimente sua fé, pense em coisas boas, encare a vida com mais otimismo, acredite no seu potencial e com certeza irá conseguir alcançar seus objetivos.
Participe da Conversa