Segredo Revelado: Como fazer uma Apresentação de Alto Impacto!
A comunicação mudou e as pessoas também. Como podemos adequar as novidades que surgem a cada fração de segundo à forma com que nos expressamos em diversos meios, sejam os tradicionais ou os mais modernos, como redes sociais e treinamentos, que dominaram a nossa rotina?
Eu afirmo que, mesmo diante a cada inovação, as pessoas precisam se concentrar em alguns pontos fundamentais para manterem a credibilidade na carreira ou até mesmo, na vida pessoal.
A exposição de todos é explícita no dia a dia. Ninguém está isolado ao extremo para dizer que não interage com alguma pessoa que possa opinar, questionar, debater. Ou qualquer ação que faça com que tudo que você queira transmitir seja o correto ou que agrade por unanimidade as pessoas à sua volta.
Trago algumas reflexões para que você possa planejar a sua apresentação focada em ser assertivo na comunicação. E, além disso, superar a desconfiança durante a eloquência da sua oratória e fazer uma apresentação de alto impacto.
O primeiro passo fundamental
Defina o tema que você tenha amplo conhecimento e domínio. Quanto mais preparado melhor. Isso será fundamental para que o ritmo da apresentação esteja de acordo com a fluência de ideias que abordará ao logo de tempo em que estiver se apresentando ao público em questão.
O segundo ponto fundamental
Escolha um tema relevante em que as pessoas possam reagir de maneira satisfatória e que se mantenham conectadas com você e o conteúdo em questão. Muitas vezes, falhamos em não conectarmos o tema com o público e perdemos a atenção, por um simples detalhe do planejamento.
Quando elaboramos um plano, temos que ouvir a nossa mente. Contudo, recomendo olhar a apresentação com olhos do público para que a interpretação seja adaptada ao vocabulário das pessoas que irão te assistir e interagir com você. É o que eu sempre falo em minhas mentorias, desça do palco, sinta as pessoas e viva o dia a dia delas.
E o último passo é muito importante!
Não há comunicação sem interação verdadeira. O interlocutor precisa ser sincero e fiel consigo. Entender o que realmente as pessoas querem, merecem e devem receber de conteúdo da mensagem proposta pelo seu criador. O que alguns influenciadores e formadores de opiniões não se atentam é como o ouvinte recebe tudo o que foi transmitido. Nem tudo é necessário transmitir, já que o comunicador deve esperar que o ouvinte tenha discernimento. Que ele consiga assimilar as informações como um todo, formando assim um sistema de rapport contínuo.
E concluo com o pensamento de que nem tudo o que queremos transmitir deve ser feito em um bloco, sem que haja uma percepção de que o público reagiu bem. Porque a melhor comunicação é a que temos consciência, que o conteúdo agregou e fez a mente do ouvinte evoluir.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como fazer uma apresentação de impacto? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Grande abraço!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
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