“Como saber o que penso antes de ouvir o que eu digo?”
(E. M. Forster, Romancista)
Está ficando doido só de lembrar que “dá mais bola fora do que dentro” na sua vida? Está perdido sem saber o que fazer e como fazer?
Esse artigo irá ajudá-lo a sair do piloto automático e fazer perguntas eficazes para tornar-se mais consciente dos seus pensamentos, comportamentos e consequências.
Na Antiguidade as pessoas esperavam que o Oráculo orientasse e dessem as respostas para os seus dilemas e sentido de vida. Penso que ainda hoje, perpetua, pois, algumas pessoas ainda esperam que alguém lhes direcione e deem as respostas. Entretanto, acredito que as melhores respostas surgem do próprio autoconhecimento porque só você conhece o seu “mapa” e qual é a melhor maneira de traçar rotas.
Antes de realizar uma atividade, fazer algumas perguntas facilita no desenvolvimento de insights e explorar opções antes desconhecidas, para se preparar para uma ação que seja direcionada e produtiva.
David Watson e Roland Tharp, foram os criadores da técnica que se tornou um livro “Self-directed Behavior”. O objetivo dessa técnica é o autoquestionamento para descobrir as razões que te motivam por trás dos comportamentos.
O comportamento é produzido pelos seus pensamentos e emoções, por esse motivo, o Método ABC (Antecedent (antecedentes) | Behavior (comportamento) | Consequences (consequências)) por meio de perguntas nos auxilia a registrar e compreender melhor nosso modo operandi.
Criar um diário de anotações e frequência dos comportamentos que você deseja gerar ou mudar, colabora para autopercepção e autoanálise. Reconhecendo os padrões de pensamento – emoção – comportamento, fica evidente o que precisará ser feito para a mudança.
Abaixo estão as perguntas para cada tópico do Método ABC:
ANTECEDENTE
- O que você estava fazendo?
- Onde estava?
- Quando aconteceu?
- Com quem você estava?
- O que estava pensando?
- O que estava sentindo?
COMPORTAMENTO
- O que estava dizendo a si mesmo?
- Qual foi o impacto do seu comportamento?
- Que ações estava realizando?
CONSEQUÊNCIAS
- O que aconteceu em consequência?
- Foi agradável ou desagradável?
- O que pode fazer para diminuir ou acabar (comportamento negativo) ou aperfeiçoar e potencializar (comportamentos positivos)?
Tornar-se responsável e consciente pelo próprio comportamento fará diferença nos resultados que terá em sua vida. Faça dessas ou mais perguntas o seu oráculo e você ficará admirado em vencer os desafios e com o que ainda pode conquistar na vida.
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa