Pertencimento e Protagonismo nas Empresas
Pertencimento e Protagonismo: é isso que as empresas esperam dos seus colaboradores no trabalho.
O autoconhecimento e a automotivação são singulares, depende de cada um. Assim como a felicidade, em que cada pessoa se sente feliz com uma coisa. Vem de dentro para fora, não de fora para dentro. Isso tudo tem muito a ver com as suas crenças, hábitos e cultura, mas também tem relação com os seus hormônios, com o seu estado de equilíbrio mental, físico e com a qualidade de vida.
Muitas empresas nos procuram para ajudá-las com diversas questões que surgiram com o mundo pós pandemia. Leila, como posso manter a sensação de pertencimento nos colaboradores no trabalho, na minha empresa? Como fazer com que eles se motivem para vestir a camisa do time e assumir as rédeas no trabalho? Como fazer com que os funcionários se sintam protagonistas?
Não tem mapa, não tem regra e não tem código para tudo isso. É vida e vida é mistério. Ainda não encarou que vivemos sob um universo de incertezas? Precisamos compreender quais são os fatores que norteiam e dão sentido a história que desejamos contar. Se não estiver claro o porquê você faz as coisas, o porquê você se levanta todos os dias de manhã, não tem como encontrar a automotivação e o desenvolvimento pessoal.
Você se conhece bem? Qual é o seu sentido de vida? O que te motiva? O que você admira? Você reconhece o valor do seu trabalho? Já se perguntou se está sendo de fato a/o protagonista da sua própria história e da sua carreira?
As oportunidades estão em toda parte, com esse novo mindset, com a Retomada dos Negócios, com os avanços tecnológicos, com os novos protocolos do mundo…. As pessoas que são protagonistas dos seus próprios sonhos e têm consciência de que também devem ser provedoras, incentivadoras e patrocinadores de iniciativas, conseguem pivotar e mudar a rota rapidamente quando necessário.
Fala-se muito que as empresas devem manter os funcionários motivados, com o que não concordo, pois não acredito em motivação provocada por fatores externos. Acredito é em automotivação, a capacidade de a própria pessoa motivar-se. É bem verdade que as empresas têm, de fato, a responsabilidade em criar e manter um ambiente que proporcione a automotivação através da confiança. Mas devem fazê-lo cuidando para não desmotivar as pessoas.
Não vejo como alguém pode sentir-se automotivado em uma organização na qual haja falta de confiança, por exemplo. Isso porque esse clima obriga a pessoa a exercer certos controles sobre o entorno e ficar em estado de alerta. Se passeamos em uma rua escura no centro de uma cidade violenta, sozinhos, é natural que fiquemos tensos e atentos para o que possa acontecer. Nos sentimos em situação de vulnerabilidade e não temos a menor motivação para passear e desfrutar da brisa da noite ou da beleza da paisagem. Pois é algo semelhante o que ocorre em um ambiente de trabalho no qual impera a desconfiança.
A pessoa fica com todos os seus sentidos e sistemas fisiológicos em estado de alerta; observa então os movimentos dos outros, preocupa-se com o que o chefe está achando do seu trabalho ou se é dela que os colegas falam baixinho do outro lado do escritório. Assim, torna-se muito difícil ter algum prazer no trabalho.
No mundo corporativo ser um profissional protagonista significa que você assume a responsabilidade pela evolução da sua carreira.
Em outras palavras, você não deixa que o seu desenvolvimento profissional dependa apenas da empresa, do ambiente ou do seu chefe. Pelo contrário, no trabalho você assume responsabilidades, tem comprometimento com as entregas, automotivação, sensação de pertencimento e autoconfiança para tomar decisões. Um profissional que assume o seu protagonismo, de fato, executa com satisfação as atividades do dia a dia do trabalho, é mais produtivo e impulsiona o crescimento na sua carreira. Ele se sente parte do “corpo” da empresa.
A busca por profissionais com esse perfil é uma prova de que essa habilidade vem sendo cada vez mais valorizada, especialmente pelas organizações contemporâneas. Elas precisam lidar com os desafios do trabalho remoto e com as circunstâncias econômicas e de mercado estabelecidas pela pandemia. Contudo, como bem anuncia o prefixo auto, a automotivação é uma habilidade singular, que depende exclusivamente de cada pessoa e, por essa razão, o autoconhecimento é fundamental.
Explore o potencial Protagonista. Se eduque para ampliar os seus repertórios, permitir novas formas de pensar, aprender e agir. Assuma o Protagonismo e a sensação de pertencimento no trabalho como a chave de alta performance para mudar e transformar todas as áreas da sua vida.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como assumir o protagonismo e a sensação de pertencimento no trabalho ou como as empresas podem motivar os seus colaboradores para isso? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Leila Navarro
Palestrante Internacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Standuper | Escritora | Mentora | Conferencista
https://www.leilanavarro.com.br/
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