Alô, Amigo! A comunicação é surpreendente e a cada dia, com o avanço das redes sociais e a multiplicação de plataformas digitais de áudio de vídeo, os profissionais estão engajados e determinados a conquistar a autoridade e o reconhecimento, por intermédio da divulgação de conhecimento e distribuição de técnicas eficazes para conquistarem o sucesso em todas as áreas da vida pessoal e profissional.
Diante deste cenário de comunicadores, aumentou estrondosamente a quantidade de novos palestrantes de impacto e profissionais especializados em suas áreas correspondentes, que geram faturamentos altíssimos com treinamentos e cursos, além de apresentações curtas de apenas uma hora de duração.
Segundo órgãos responsáveis, as empresas aumentaram a procura para motivar, orientar e cultivar conhecimentos distintos para os seus colaboradores, facilitando o crescimento dos influenciadores intelectuais.
O mercado das palestras aqueceu gradativamente e é muito positivo para nós que treinamos os novos palestrantes e multiplicadores do conhecimento. Todavia, todo aprimoramento teórico de apresentação deve ser feito continuamente para que o público-alvo receba a informação passada com a naturalidade dos grandes treinadores e que o conteúdo gere reflexão e mudança de hábito, atitude e direção do estado em que se encontra o espectador.
Muitos palestrantes sabem que o conhecimento é o que atrai o público para os eventos oferecidos pelas empresas, mas o que fez com que a participação desses profissionais aumentasse é justamente entender a necessidade do cliente e sintetizar o máximo para quem em pouco tempo no encontro, alcance o objetivo de modificar o mindset dos colaboradores.
A metodologia que será adotada pelo palestrante é de acordo com as suas características, pois cada influenciador tem o seu carisma, o poder de persuasão, mas sobretudo o entendimento de sua identidade e da marca criada com o tempo de carreira.
Subir ao palco é estar conectado com a maior quantidade de pessoas possíveis, para que isso ocorra o palestrante tem poucos segundos em avaliar e perceber o que é esperado pela plateia. A ansiedade e expectativa são sentimentos conflitantes, cabendo ao apresentador se reunir para analisar e realizar o levantamento da cultura, valor, histórico e a avaliação do que será apresentado ao cliente no dia do evento.
Todo o planejamento é pouco para que o serviço tenha o seu resultado esperado, pois o palestrante pode ter a qualidade de encantar no palco, ter o conhecimento teórico da sua área de atuação, saber ser motivador e incentivador, polêmico ou descontraído, mas se não viver aquilo com veracidade poderá cair no ostracismo e ao invés de ver mudanças nas pessoas, será considerado mais um aventureiro.
O mercado está aberto para todos e como formadores de opiniões, temos que buscar o nosso nicho e o espaço em todos os setores, transformando as pessoas e eternizando o conhecimento com sabedoria e excelência, mostrando que diante de um discurso envolvente a sociedade se fortalecerá e o desenvolvimento humano virá de encontro com a prosperidade das pessoas e consequentemente, aumentarão os números de eventos e palestras ministradas. E você, está preparado para esse mercado?
Sidney Botelho
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