Será que a Timidez é um Problema para Crescer na Carreira?
Muito se comenta, nos bastidores das empresas, que uma pessoa tímida não tem capacidade de liderar ou de assumir um cargo de confiança em uma companhia; vou te confessar o meu ponto de vista, concordo e discordo ao mesmo tempo sobre essa indagação.
Uma pessoa tímida pode não se expressar como uma pessoa mais espontânea e comunicativa. Contudo, muitas vezes, essa característica está muito ligada às pessoas de perfil digital. Aquelas que ouvem com mais atenção e analisam as informações recebidas de maneira mais minuciosa. Fortalecendo o poder de criação da mensagem que será transmitida ao destino, principalmente, para interlocutor.
Quando eu comentei que concordo com o tema, vem ao encontro que um profissional tímido não se expõe com muita frequência. E, por isso, é visto como uma pessoa que não terá a habilidade de persuadir ou de comandar um time com eficiência. No entanto, a minha discordância é que as pessoas com essa característica, surgem com as melhores estratégias de crescimento das empresas. Porque quando é imposto o desafio, a primeira ação delas é estudar cada integrante, avaliando os pontos fortes e fracos de seus liderados e possibilitando tomar decisões de acordo com as competências alheias, mostrando a todos que é possível obter êxito nos projetos assumidos.
É pertinente reforçar, o poder de escuta ativa dessas pessoas, pois uma das características é entender os pares pelas ações correspondentes e interpretar com rapidez no raciocínio, gerando espanto nas pessoas que o cercam.
Outro ponto importante de ressaltar dos tímidos é a facilidade de interpretar a comunicação não verbal, por intermédio dos gestos, movimentos, imagens e dados ou informações especificas, que são fundamentais para que obtenha o discernimento, aumentando a credibilidade, possibilitando a oportunidade de ascensão na carreira ou nos negócios.
Quando a pessoa tímida está em exposição perante um público interno na empresa terá aceitação pelo respeito adquirido, devido aos seus resultados obtidos. Já em uma convocação para apresentações externas em clientes ou em eventos específicos do setor de atuação, surgirá a desconfiança de agradar as pessoas.
E o que sempre afirmo aos meus alunos e mentorados: sejam únicos e deixem com que o conhecimento seja o mais importante. Isso porque as pessoas não esperam uma performance artística, mas sim a experiência e todo conceito profissional adquirido com o tempo da carreira.
Amigo leitor, que possui a timidez como o grande obstáculo, aqui expressei a minha opinião para você não temer mais e usar o que possui de bom, que é o seu conhecimento.
Gostou do artigo? Quer saber mais se a timidez é um problema para você crescer na carreira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Será que você está preparado para as novas exigências corporativas?
Participe da Conversa