fbpx

Será que preciso de um mentor?

Mentor é a pessoa que já passou por todas as etapas e tem condições de passar adiante a sua experiência, através de um acompanhamento bastante próximo de você. Mas como saber se eu preciso de um mentor?

Será que preciso de um mentor?

Será que preciso de um mentor?

Durante a nossa vida acadêmica, recebemos uma série de informações e aprendemos sobre diversos assuntos através de transferência de conhecimento dos professores para seus alunos.

De um modo geral, ao término dessa fase escolar, ingressamos no mercado de trabalho e começamos a exercer nossas atividades profissionais, com erros e acertos, muito mais erros que acertos.

Com o tempo, sentimos que já estamos razoavelmente bem. Já temos alguma autonomia, porém a nossa percepção é que para melhorar algumas competências teremos que nos valer dos serviços de um Coach. Um treinador que pela repetição e exercícios, faz com que tenhamos mais autonomia e consequentemente melhor desenvolvimento profissional. O Coach trabalhará baseado em nossos objetivos.

Nessa fase da vida pessoal e profissional, já temos tudo para estar em uma carreira ascendente. Muitas vezes alcançamos o topo e o nosso sucesso é visível a todos, porém nos falta uma certa maturidade que nada mais é que estarmos prontos para sermos aquilo a que nos propusemos.

Talvez não tenhamos maturidade em algumas áreas da nossa vida pessoal ou tenhamos o mesmo sentimento em relação a certas áreas da vida profissional. Com frequência percebemos que necessitamos de um aprimoramento em diversas áreas e é então nessa fase que entra a figura do mentor.

Mentor é a pessoa que já passou por todas as etapas e tem condições de passar adiante a sua experiência, através de um acompanhamento bastante próximo de você. É você quem realiza as atividades e o mentor corrige, aconselha, desafia e mostra soluções, baseando-se no que ele passou em situações semelhantes.

Um mentor aposta na pessoa para auxiliá-la no desenvolvimento de seu potencial para chegar à maturidade que nada mais é que estar pronto e lapidado.

Não esqueça: Quanto mais maturidade, mais autonomia.

O mentor atua em parceria com o mentorado, mostrando assim o caminho das pedras que ele mesmo encontrou (e aprendeu) ao longo de sua vida.

Na história encontramos exemplos significativos de mentoria. Podemos citar os filósofos que na antiguidade, apenas discutindo sobre suas experiências, não em salas de aula mas em praças públicas, conduzia os novatos.

Outro exemplo de mentoria, encontramos na Bíblia quando Jesus diz ao povo que o seguia: Vinde e Vede, isto é, não ensinou, apenas mostrou para que os outros vissem como agia e como deveria ser feito.

Deixo esta pergunta para sua reflexão. Você precisa de um mentor?

Na dúvida, analise através do seu autoconhecimento se existe alguma lacuna que precisa ser preenchida a fim de que alcance a maturidade total. E que com ela tenha, de fato, a autonomia em todas as áreas de sua vida.

Gostou do artigo? Quer saber mais como identificar a necessidade de um mentor? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em orientar você.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Atenção Plena: Não é um modismo!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa